SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Nos EUA, rede de rádios copia o Pandora


A gigante americana das estações de rádio Clear Channel Communications desferiu um golpe violento no serviço on-line de música Pandora, com a remodelação de seu aplicativo iheartradio, que copia a experiência de criar estações personalizadas proporcionada pelo Pandora, mas não imita a necessidade da companhia iniciante de tornar-se lucrativa.

Com mais de 850 estações de rádio espalhadas pelos Estados Unidos, a operadora vai iniciar o novo serviço com um show de dois dias em Las Vegas, salpicado de estrelas. Marcado para os dias 23 e 24 de setembro, o show terá apresentações de Lady Gaga, Coldplay, Black Eyed Peas e Jennifer Lopez.

Bob Pittman, chefe das divisões de mídia e entretenimento da Clear Channel Communications, afirmou que o sucesso da Pandora Media prova que as pessoas gostam de ouvir música por streaming de acordo com seus gostos pessoais em aparelhos móveis.

Pittman disse que o iheartradio vai adotar essa função em um relançamento gradual previsto para os próximos meses.

O Pandora tornou-se uma empresa com ações negociadas em bolsa no mês passado, depois de uma oferta pública inicial de ações, mas o preço dos papéis tem variado muito à medida que a euforia entre os investidores na internet cede espaço para a percepção de que a receita de anúncios da empresa não tem crescido na velocidade necessária para cobrir os royalties pagos para a reprodução das músicas.

Pittman afirmou que a Clear Channel, uma empresa de capital fechado que obteve uma receita de US$ 5,9 bilhões no ano passado, não precisa lucrar com o serviço desde que ele ajude a companhia a alcançar audiências de diferentes maneiras.

“Para nós não importa se [o serviço] tornar-se bem-sucedido em termos de negócio”, afirmou Pittman, em entrevista. “Só precisamos que ele seja um sucesso como uma funcionalidade.”

O Pandora informou ter aproximadamente 94 milhões de usuários registrados e mais de 30 milhões de ouvintes por mês.

Pittman disse que a Clear Channel não está muito atrás, com cerca de 27 milhões de visitantes on-line mensais, embora esse número inclua tanto os visitantes dos sites de suas estações de rádio como os usuários do aplicativo iheartradio. A Clear Channel atinge 237 milhões de ouvintes pelas ondas de rádio tradicionais a cada mês.

O iheartradio permite aos usuários ouvir estações fora de sua região original de transmissão e certos canais que transmitem gêneros específicos de música. A Clear Channel adquiriu a companhia de streaming de música Thumbplay em março e usou a tecnologia da empresa como base para a nova função de rádio personalizada.

Pittman disse que o novo aplicativo iheartradio dará acesso a 10 milhões de faixas, milhões a mais que o Pandora, e vai funcionar sem anúncios pelo resto do ano. A companhia também está oferecendo entradas gratuitas para o show aos ouvintes para fazer barulho em torno do relançamento do aplicativo.

Pular para o conteúdo