SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

SET apresenta relatório socioambiental com a realização do SET Expo 2023

A SET divulgou nesta semana o relatório socioambiental referente a realização do SET Expo 2023. Segundo a entidade, o evento realizado em São Paulo em agosto respeitou normas socioambientais, obedeceu as normas nacionais e trabalhou para se converter em uma referência do mercado.

De acordo com o relatório divulgado da SET,  houve “um trabalho de conscientização ambiental dos promotores e um evento ambientalmente sadio e sustentável”, com uma evolução do descarte de produtos recicláveis de 7,6% e de rejeitos de 16,1%. Segundo as aferições da Multilixo, (empresa responsável pelo levantamento) em 2022 foi gerado um volume de lixo de 180 M3 e um peso de 14.070 Kg, dos quais foram recolhidos materiais recicláveis na ordem de 6.516 Kg (46,3%). Na edição 2023 o volume total foi de 210 M³ e o peso chegou aos 15.780 Kg, no entanto, aumentou o valor dos materiais recicláveis a 7.011 Kg (44,43%).

De acordo com a SET, todo o lixo recolhido passou por um processo de seleção e o material seletivo e massa energética tiveram uma destinação estabelecida, com “tratamento mecânico com alta automação: sistema de triagem de resíduos sólidos que consiste na separação predominantemente mecanizada, por meio do emprego de separadores balísticos, eletromagnéticos e óticos, com o objetivo de possibilitar o aproveitamento energético dos resíduos. Preparação do Combustível de Resíduos visando alcançar os requisitos de Poder Calorífico Inferior (PCI), homogeneidade, granulometria, teor de umidade e estabilidade para efetivar a recuperação da energia térmica junto a Votorantim Cimentos S/A”.

Cezar Rossi, gerente de Planejamento Financeiro da SET, afirma que este procedimento tem benefícios socioambientais e para o meio ambiente, “sendo de extrema importância para todos os envolvidos direta e indiretamente nesse processo, e que está alinhado ao pensamento e ações previstas pela Direção e Conselhos da SET”.

Rossi explica que este tipo de planejamento agrega positivamente ao SET EXPO, já que  “elimina os impactos causados ao meio ambiente e otimiza recursos naturais; gera emprego formal com a alteração do modo de contratação dos cooperados e sua respectiva inserção no mercado formal de trabalho (CLT), gera envolvimento dos clientes e demais parceiros inseridos, geram valores de fato as ONGs parceiras e Comunidades que fazem diversos produtos e rendas derivados desse volume de materiais. Diante dos 30.000 Kg de materiais utilizados nesse período, conseguimos nessas esses movimentos disponibilizar 16 toneladas de materiais recicláveis.  “Sem dúvidas, essa será uma ação permanente na SET e de seus colaboradores”.

Com informações da SET

 

fonte: TUDO RÁDIO

 
Pular para o conteúdo