SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

A IMPORTÂNCIA DA IMPRENSA

A existência dos países democráticos se baseia, fundamentalmente, na liberdade de expressão de seus agentes, mas, principalmente, por meio da imprensa, que a todo instante registra em todas as suas formas de mídia, com isenção, as diversas manifestações de interesse da sociedade.

Sempre que discutimos a liberdade de imprensa temos que relembrar a famosa frase do eminente Thomas Jefferson, terceiro presidente dos Estados Unidos : “ A base de nossos governos sendo a opinião do povo, o primeiro objetivo deve ser mantê-la exata; fosse deixado a mim decidir se deveriam ter um governo sem jornais ou jornais sem um governo, não hesitaria um momento em preferir este último” .

Essa é uma demonstração inequívoca da importância para a sociedade da existência da imprensa livre, que através de sua variedade de mídias existe, fundamentalmente, para o beneficio dos cidadãos, constituindo-se, na prática, nos olhos e ouvidos do povo.

O mundo evoluiu e, logicamente, a imprensa também acompanhou essas mudanças. Atualmente, a imprensa se manifesta por intermédio de diversas plataformas, a qualquer instante e em qualquer lugar temos na palma de nossas mãos a informação, seja através dos nossos telefones celulares ou dos tablets conectados à internet.

A responsabilidade da imprensa é enorme, os jornalistas devem pesquisar a fundo suas matérias antes de divulgá-las, o que configura um compromisso público com a verdade, também porque têm o caráter educativo, as pessoas acreditam naquilo que lhes é apresentado, seja nos jornais, na rádio ou na televisão.

A imprensa tem trazido para as pessoas, diariamente, informações sobre os seus direitos fundamentais, por meio dela temos conhecimento dos fatos que acontecem no mundo, em nosso país e na cidade em que moramos, enfim, são milhares de notícias que nos chegam a todo momento. Na realidade, estamos vivendo a era da informação.

O sociólogo espanhol Manuel Castells, em seu livro Sociedade em Rede – A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, apresenta um cenário em que as novas tecnologias de informação e comunicação interferem diretamente nas estruturas sociais e seus impactos são sentidos em todos os campos das relações humanas.

A imprensa tem o poder de transformar as sociedades, mas sempre com imparcialidade, transparência, observando os ideais da ética e os limites da lei.

Fonte:Gazeta de Alagoas -Notícias

DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

COMUNICADO A TODAS AS EMISSORAS DE RÁDIO, TELEVISÃO E PRODUTORAS

Pular para o conteúdo