SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Agência Radioweb reúne 543 Rádios em rede e realiza a maior transmissão da história do Rád


A Agência Radioweb realizou neste domingo, 3, uma transmissão que marca a história do Rádio. Entre 7h e meia-noite a Agência fez a cobertura do primeiro turno das eleições ao vivo de Brasília para uma rede de 543 emissoras de Rádio.

Além de atingir um número recorde, a transmissão foi exclusivamente via Internet. Normalmente as redes de Rádio operam via satélite ou através de linha dedicada, soluções que envolvem altos custos financeiros e operacionais. Esta foi a primeira experiência de transmissão via Internet com um número expressivo de Rádios.

Das 543 emissoras que formaram a rede, 320 transmitiram integralmente a cobertura, entre as 7h da manhã e meia-noite. As demais 223 intercalaram a cobertura local com a transmissão da Agência Radioweb, permanecendo em média oito horas na rede.

Programação: 17 horas ininterruptas

A cobertura jornalística tinha sempre dois apresentadores no estúdio. Uma equipe de 32 repórteres entrava ao vivo com os principais candidatos a Presidente e aos governos estaduais. De hora em hora era feito um giro nacional de 5 minutos. Alguns entrevistados foram ao estúdio e diversos entraram por telefone. Um repórter no TSE atualizava informações do Tribunal e trazia os números da apuração em tempo real. A ancoragem foi feita por Paulo Gilvane Borges, Geanoni Mousquer, Apolos Neto, Alexandra Fiori, Umberto de Campos, Walmor Parente e Edgar Lisboa.

As emissoras ressaltaram a qualidade da cobertura jornalística. Uma das mensagens veio da cidade de Suzano, do Estado de São Paulo: “Parabéns a toda a equipe da Agência Radioweb! Cobertura sensacional e extremamente profissional. Em nome de toda a diretoria, nós agradecemos a parceria e reforçamos as congratulações pelo trabalho. Equipe DS-FM de Suzano”.

Abrangência da Cobertura

Considerando apenas a cidade-sede de cada emissora, a transmissão teve um alcance potencial de 60 milhões de brasileiros. No entanto, o sinal de muitas emissoras têm cobertura regional, mais ampla.

Um exemplo é o da Rádio Antares FM 96,7 de Arapongas, ligada à Universidade Norte do Paraná, que enviou a seguinte mensagem durante a transmissão: “PR e 52 municípios que abrangem a emissora estão ligados e acompanhando esta belíssima transmissão. Rafael Miranda – Rádio Antares FM 96,7”.

Estrutura de transmissão

Para garantir a integridade do sinal foi contratado um link dedicado para o upload do som. A transmissão foi realizada com qualidade de 64kbps, com um streaming que permtia até mil usuários simultâneos. A partir de um endereço web as Rádios acessavam o player com o som da cobertura ao vivo, mediante login autenticado, (senha), restrito às emissoras credenciadas.

A conexão da Rádio ocorria a partir do computador “do ar”, que levava o som da Agência Radioweb aos ouvintes. Não houve relatos de bufferização, efeito que interromperia a emissão do som da Rádio. Várias emissoras elogiaram a qualidade do áudio e da cobertura jornalística..

“Foi uma audácia planejada, em que oferecemos um sinal de alta qualidade e as Rádios se conectaram sem problemas, a maioria delas de forma permanente, nas 17 horas da cobertura”, destaca Paulo Gilvane Borges, Diretor Geral da Agência.

Interatividade

Um painel online monitorava as Rádios que estavam na rede e permitia o envio mensagens – notícias, manifestações, pedidos de saudação, etc. “A interatividade permitiu uma relação direta com os comunicadores e recebemos mais de 600 mensagens durante a transmissão”, informa o jornalista Geanoni Mousquer, Diretor da Agência Radioweb de Brasília.

Pular para o conteúdo