A Anatel está preparando uma regulamentação para o uso de banda Ka no Brasil. O objetivo é definir parâmetros para aspectos técnicos, como potência e qualidade das estações receptoras. A agência está contando com a colaboração de especialistas da Star One, da Hispamar e da Telesat na elaboração do texto, que deve ser concluído este ano, para então entrar em consulta pública.
Ainda não há nenhum satélite com transponders em banda Ka operando no Brasil, mas é esperado que os primeiros apareçam dentro de poucos anos. Um deles deve ser o Amazonas 3, da Hispamar, com previsão de lançamento em 2013.
Licitação
A Anatel entregará este mês ao Tribunal de Contas da União (TCU) a sua metodologia para cálculo do preço mínimo para as autorizações de exploração de novas posições orbitais brasileiras. A expectativa da agência é de que o processo licitatório ocorra no primeiro trimestre de 2011. Ainda não foram escolhidas exatamente quais, dentre as nove posições orbitais disponíveis para o Brasil, serão oferecidas ao mercado. As informações são do gerente geral de satélites e serviços globais da Anatel, João Carlos Albernaz. Ele participou do 10o Congresso Latino-americano de Satélites, evento organizado pela Converge Comunicações, nesta sexta-feira, 1, no Rio de Janeiro.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.