Levantamento da ANJ (Associação Nacional de Jornais) aponta seis casos de censura judicial a meios de comunicação do país neste ano.
A Folha e outros três meios de comunicação ainda hoje continuam sem poder publicar o conteúdo contestado por essas decisões judiciais.
Segundo o diretor-executivo da ANJ, Ricardo Pedreira, a situação é “absurda, lamentável e inconstitucional”. “O maior prejudicado nessas situações é o cidadão, que é tolhido de ter a informação que lhe interessa”, afirmou.
Segundo Pedreira, há uma tendência de que casos de censura aumentem próximo aos períodos eleitorais.
O tema voltou a ser debatido depois que a Justiça proibiu a “Gazeta do Povo” de publicar reportagens sobre investigações contra o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Clayton Camargo.
Outra decisão atinge o colunista José Simão, da Folha. A juíza Camila Castanho Opdebeeck, de Indaiatuba, ordenou a retirada de qualquer forma de veiculação eletrônica da coluna de 22/8/2012 a pedido da ex-candidata a vereadora Alzira Cetra Bassani.
A Folha cumpriu a decisão, mas recorreu. Clayton Camargo e Alzira Bassani não foram localizados.
Fonte: Folha de São Paulo -Poder