SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

COM 80% DAS FAMÍLIAS COM TV DIGITAL, RIO SE PREPARA PARA FIM DO SINAL ANALÓGICO

Faltando menos de um mês para o desligamento do sinal analógico da TV aberta no Rio de Janeiro, cerca de 80% das famílias já adquiriram o conversor para receber o sinal da TV digital. Atualmente, as emissoras ainda transmitem os dois sinais, mas a partir do dia 25 de outubro apenas o sinal digital vai chegar às casas de 19 municípios do estado: Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá.


Em coletiva de imprensa, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, explicou que o adaptador é necessário apenas para os televisores antigos de tubo ou os de tela plana produzidos até o ano de 2010. A partir de 2011, todos os televisores fabricados no país já vêm equipados com o conversor digital, sendo necessário apenas adquirir a antena UHF.


De acordo com ele, é necessário atingir o índice de 93% de alcance para o desligamento poder ser efetivado. “O balanço da TV digital é que ela é altamente esperada pelos telespectadores, porque é um sinal excelente, e tanto o áudio quanto a imagem são fenomenais. Com isso, a qualidade esperada pela sociedade faz com que a televisão aberta brasileira, que é uma das melhores do mundo, tenha qualidade até superior à das TVs por assinatura”.


Kit número 700 mil


O presidente da Seja Digital (Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV), Antônio Martelleto, informa que já foram entregues na região 700 mil dos 1,2 milhão de kits conversores que estão sendo disponibilizados gratuitamente para os beneficiários de programas sociais do governo federal, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica. O kit de número 700 mil no Rio de Janeiro foi entregue hoje por Martelleto e Quadros no ponto de distribuição na Rua do Senado, na Lapa, centro do Rio.


“Ainda tem 500 mil famílias com direito a receber kit. Quem participa de programa social do governo federal tem direito a receber kit. Muitas vezes, a pessoa não recebe nenhum benefício, mas está no cadastro do governo federal e tem direito a receber kit. Então, é melhor ligar pra gente no telefone 147 ou entrar no site sejadigital.com.br e verificar se tem direito a receber o kit. Mesmo quem já for digital e estiver no cadastro pode pegar o kit para dar a alguém que precise”, disse Martelleto.


Fonte: Comunique-se-Notícias



Pular para o conteúdo