Num futuro próximo, você poderá comprar produtos diretamente pela tela da TV, como já faz pela internet. Só que se divertindo mais: enquanto estiver assistindo a sua série preferida, poderá – pelo controle remoto – abrir um prático menu. Nele haverá vários produtos do programa: do aparelho celular de Jack Bauer em 24 horas ao sofá da casa da Carrie, de Desperate housewives.
Anavegação será simples, você verá fotos dos itens, escolherá tamanhos e cores para, depois, comprar e receber em casa. A solução ICE, em desenvolvimento pela empresa californiana Ice Technologies, é considerada promissora por fugir às limitações atuais das vendas pela TV (como oferecer só produtos anunciados nos intervalos comerciais, e não todos os que aparecem nos programas).
A ICE é um firmware (software que vem gravado de fábrica num equipamento) e transforma qualquer TV, decodificador de TV a cabo, DVRs (gravadores digitais de vídeo) e leitores de DVD em ferramentas de compra. Haverá ainda uma seção só para os patrocinadores, na qual ficarão os produtos dos anunciantes do break comercial. Os telespectadores também poderão acessar informações de conteúdo sobre o programa. Os investidores e, sobretudo, os grandes grupos de mídia já estão de olho na ICE, como uma promessa de salvar o mercado. Afinal, quem ainda assiste aos comerciais tradicionais? Nos EUA, 20% dos espectadores mudam de canal durante um anúncio. Acesse o site para uma prévia.