Reunido em Brasília, nesta quarta-feira (5), o Conselho Superior da ABERT fez um balanço das atividades ao longo do ano e discutiu temas de interesse do rádio e da televisão que estão em tramitação no Congresso Nacional e no Judiciário.
Conduzida pelo presidente do Conselho Superior da ABERT, Roberto Cervo Melão, e pelo presidente-executivo, Cristiano Lobato Flôres, a reunião contou com a presença de mais de 40 conselheiros e presidentes de associações estaduais de radiodifusão.
A evolução da TV 3.0, reforma tributária, projeto sobre inteligência artificial, vídeo sob demanda e responsabilização das plataformas digitais foram alguns dos temas em debate.
“Tivemos a decisão do STF sobre a responsabilidade das plataformas, aprovação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) no ambiente digital, decálogo do CGI (Comitê Gestor da Internet no Brasil), que vai servir de norte para a regulamentação das plataformas digitais, processos de financiamento junto ao BID e BNDES para a implantação da TV 3.0, de modo que o processo seja plenamente exitoso em 2026. Quanto ao rádio, aprovamos uma série de ações setoriais voltadas à produção de dados qualitativos e quantitativos sobre o setor, bem como a realização de um conjunto de eventos regionais e nacionais dedicados ao mercado publicitário. Deveremos constituir ainda um grupo de trabalho para discutir as ações tecnológicas e políticas públicas para o meio. Com o apoio de todos, esperamos que seja um ano de grandes realizações e resultados”, avalia Lobato Flôres.
Baigorri prestigia almoço do Conselho Superior da ABERT
Pouco antes da reunião, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, prestigiou o almoço oferecido pela ABERT ao Conselho Superior. Na saudação aos conselheiros, Baigorri destacou a parceria da ABERT em projetos para a radiodifusão e os avanços alcançados para a implantação da TV 3.0 e no combate à pirataria de TV box.
“Que possamos continuar trabalhando juntos em prol da radiodifusão brasileira”, disse Baigorri.
fonte: ABERT