Padrão do rádio digital brasileiro deve ser anunciado no segundo semestre. A informação foi confirmada essa semana pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
Como não há um padrão único, o Brasil está testando modelos de diferentes partes do mundo para saber qual é o melhor para ser usado aqui. Os principais são o Europeu, o Norte-americano e o Japonês.
Os experimentos com as diferentes tecnologias começaram a ser feitos em junho do ano passado. Emissoras de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília participam dos testes. A expectativa, inclusive, era que já houvesse um relatório final sobre o assunto no começo do ano.
Alguns imprevistos, porém, forçaram a alteração no cronograma e a decisão precisou ser adiada para o segundo semestre.
Se tudo der certo, as empresas de comunicação passarão a transmitir os sinais de rádio de modo digital, e não mais analógico, como é feito hoje em dia.
A nova tecnologia, independente de qual for adotada, deve trazer benefícios significativos, entre eles a melhora da qualidade do som e o aumento do número de canais usados para as transmissões, colocando fim às barreiras do dial AM e FM.
Fonte:Brasil – Rádio Digital