SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Difusora AM chega aos 80 anos operando em Piracicaba

Uma das rádios mais antigas em operação no Brasil comemorou aniversário neste sábado. A Difusora AM ?? de Piracicaba chegou aos 80 anos em operação no interior do São Paulo. Em homenagem ao aniversário, a emissora está com várias promoções em seu site.


Entre as ações promocionais que a rádio está realizando, está o sorteio de uma TV de plasma de 51 polegadas. O sorteio será no dia 5 de novembro, às 16 horas, na programação rádio. Para participar, basta o ouvinte se cadastrar no site da emissora. Ainda na página da emissora há outras promoções alusivas ao aniversário de 80 anos.


HISTÓRICO – A Rádio Difusora foi fundada em 12 de outubro de 1933, como Rádio Clube por João Sampaio Góes. A programação de inauguração foi das 8 da manhã até as 11h30 do dia seguinte e consistia de cumprimentos de amigos e mensagens do comércio e entidades locais. As festividades contaram com apresentação de orquestras, bandas e cantores. Ela foi uma das primeiras emissoras fundadas no Brasil.


Em 1944, trocou seu nome para Rádio Difusora, que permanece até hoje. Em 1950, o casal Aristides e Maria Conceição Figueiredo, que tinha uma rádio em Uberlândia (MG), comprou a estação, pois João Góes achava que a televisão iria acabar com o rádio. Com nova filosofia administrativa, a Difusora foi conquistando espaço e ganhando cada dia mais anunciantes, pois a publiciddade até então praticamente inexistente na emissora, passou a ter atenção especial da diretoria que assumiu.


Nessa fase, a Difusora passou a movimentar mais sua programação, com a implantação de rádio-novela, novos programas de auditório e grandes shows com orquestras e artistas famosos da Rádio Nacional, como Nelson Gonçalves, Marlene, Ângela Maria, Emilinha Borba, Carlos Galhardo e outros.


Em 1965, a estação iniciou a fase sob o comando de José Roberto Soave, que deu maior dinamismo à emissora, transformando-a, gradativamente, em uma rádio voltada à prestação de serviços à comunidade, visto que, a partir da década de 70, os shows de auditório começam a se extinguir, e as rádios tiveram que encontrar uma nova maneira de atrair a atenção do ouvinte. E o jornalismo foi um delas.


Foi nessa época que as gincanas começaram a surgir na cidade, organizadas pela Rádio Difusora, uma idéia criativa de Roberto Soave. Elas ocorriam no programa Show das Três, apresentado por Attinilo José. “Eu pedia, no ar, para as pesoas trazerem, em 20 minutos, determinado objeto à emissora. Quem conseguisse ganhava um prêmio oferecido pelo patrocinador”, recorda-se.


Em 1977 houve a implantação da Difusora em freqüência modulada (102.3 FM), que também permanece no ar. A estação, a única da região na época, virou referência para a comunidade jovem que surgia, pois sua programação seguia o padrão americano. Atualmente, a Difusora AM é uma das afiliadas da rede encabeçada pela Bandeirantes AM 840 FM 90.9 de São Paulo.


Fonte: Tudo Rádio -Notícias do Rádio – Carlos Massaro

DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

COMUNICADO A TODAS AS EMISSORAS DE RÁDIO, TELEVISÃO E PRODUTORAS

Pular para o conteúdo