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Duelo de gigantes: internet e televisão na transmissão de desfiles da SPFW

Dessa vez, pedi ao professor de jornalismo Rafael Moura para fazer uma reflexão de como as mídias eletrônicas cobrem a São Paulo Fashion Week. Assim como na recente edição Inverno 2012 do Fashion Rio, o FFW transmitiu todos os desfiles da Bienal, no Parque do Ibirapuera, ao vivo, através do canal na web. O conteúdo da SPFW TV, produzido especialmente para o evento, também foi exibido em tempo real com quase 10 horas diárias. As apresentadoras (Erika Palomino, Paola Orleans e Bragança, Lara Gerin e Sarah Oliveira) comentaram as notícias do backstage e das passarelas. Vamos ao texto:

“Para começar, fiquei pensando no grande poder, em todos os sentidos, que a televisão tem! O GNT tem o direito exclusivo de transmissão. O canal, durante a cobertura do evento, contou com seis flashes ao vivo de 5 minutos, “O melhor do Dia” com a Liga de Estilo e dois especiais do GNT Fashion, comandado por Lilian Pacce e seus convidados.

Mas, o que me chamou muita atenção foi a SPFW TV, que bateu recorde de 150 mil pageviews, por dia. Foi bacana ver o crescimento da web TV. A apresentação de Sarah Oliveira e comentários de Erika Palomino deram um up na cobertura. Fiquei achando que a Carla Lamarca, do GNT, e a Lara Gerin, da SPFW TV, iam se chocar nos backstages, visto que, em vários momentos, uma vazava na transmissão da outra. Mas deu tudo certo. A Paola de Orleans e Bragança mostrava o que rolava no interior das salas de desfiles.

Faltam aos canais de TV fechada maior criatividade para desenvolver as pautas de suas coberturas, trabalhar comportamento, explorar mais o tema do evento. As equipes ficam focadas apenas nos desfiles, parecendo fazer uma competição de quem entende mais de passarela.

Essa edição da SPFW falou em pensamento criativo, mas foi uma temporada previsível. Tudo como manda o figurino. Roupas de Inverno, com caras de Inverno e cores de Inverno. Não teve o momento #AiComoEuTouSurpresa.

Para começar os highlights do evento vou fazer a linha The Oscar goes to, que será realizado no dia 26 de fevereiro, e o primeiro “Eu tou estranho e ninguém tem nada com isso” vai para o modelo Matheus Verdelho, que apareceu com um dente de ouro…

O verdadeiro “conglomerado de moda brasileira” está nas mãos da família Coelho-Lourenço! Sim, Gloria Coelho, Pedro Lourenço e Reinaldo Lourenço tem a grande moda de luxo do país.

Na categoria “Sapucaí da moda”, Ashton Kutcher, que ganhou, passou de convidado vip, por assistir o desfile da Colcci, da primeira fila a surfista de enchente. Olha a Leptospirose ai, gente, chora cavaco! Não podemos esquecer da linda presença de Rosie Huntington-Whiteley, atriz de Transformers, que abriu e fechou o desfile da Animale.

O “Oscar de penteado” da temporada ficou com os topetes que aparecem na beleza de muitos desfiles, tanto para os meninos como para as meninas. #FicaDica.

A estatueta das TSNN (Totalmente Sem Noção Nenhuma) vai para uma dupla de mulheres ricas – Brunete Fraccaroli e Valdirene Marchiori – que circularam por desfiles falando sobre riqueza.

O troféu Mundo Marketing vai para a Reserva, que, no início de janeiro enviou um comunicado à imprensa que não desfilaria nessa edição da SPFW, mas acabou fazendo um “desfile” na web, com apenas fotos, nas quais suas roupas foram vestidas numa versão 2012 do Ken. Isso causou um grande “barulho” dentro do evento.

O último Oscar dessa temporada de moda vai para o Estúdio Árvore, de Victor Santos e Rogério Hideki, que já foram estilista da V.Rom, de Alberto Hiar. A dupla foi responsável pela ambientação do evento, que transformou a Bienal numa caixa preta de sensações. Comecei a me perguntar quantas latas de tintas foram gastas para pintar o prédio de preto. O programa da GNT me contou! Foram 3.600 litros de tinta.

Em evento de moda existe coisa fora de moda! As ações de marketing com as plaquinhas. Isso já está passado!”.

Fonte:Jornal do Brasil – Colunistas

DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

COMUNICADO A TODAS AS EMISSORAS DE RÁDIO, TELEVISÃO E PRODUTORAS

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