AD News -Rádio, TV e Produtoras
01 de abril de 2014 • Atualizado às 15h39
No dia 24 de março, iniciaram-se as sessões públicas do processo de migração das rádios AM para a faixa de FM. Os encontros já aconteceram nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul. Nestes lugares, o número de requerimentos já envolve 83% das emissoras que ainda operam em ondas médias.
No total, o Ministério das Comunicações registrou 819 pedidos de migração. Somente em São Paulo, 237 das 274 rádios AM que existem no Estado, já solicitaram a mudança. Porém o território paulista não foi o que teve maior número de adesão. Das 108 emissoras catarinenses, por exemplo, 100 realizaram o requerimento. A Bahia registrou a menor aderência, foram 58 solicitações para um total de 98 emissoras.
As sessões públicas irão percorrer todas as capitais do País até o dia 9 de abril. Os pedidos devem ser feitos pelas rádios com emissoras no Estado onde ocorre o encontro.
Com o crescimento urbano e o aparecimento de novos dispositivos, a acessibilidade e qualidade do sistema de frequência AM sofreu uma grande queda. O intuito da migração é permitir a permanência dessas emissoras em uma nova faixa.
Redação Adnews