São Paulo – Levantamento acompanha pesquisa feito pelo Ibope à pedido da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
O Tudo Rádio lançou uma enquete em seu portal para saber quais os dias da semana os radionautas ouvem o programa A Voz do Brasil.
A pergunta foi motivada pela Pesquisa Brasileira de Mídia, que foi realizada pelo Instituto Ibope, que ouviu 18.312 pessoas em 848 municípios, a pedido da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Segundo a enquete do Tudo Rádio, até agora 94% dos radionautas nunca ouviu o programa (percentual registrado até o horário de fechamento dessa matéria).
Segundo o levantamento feito pelo Ibope, 66% dos pesquisados não ouvem o noticioso em nenhum dia da semana. Essa informação desmistifica também os defensores do programa, que dizem que o noticioso tem grande importância para regiões mais afastadas do Brasil, como a Norte. Porém, essa é uma das regiões que concentram maior índice de não-ouvintes do programa.
A proporção de não-ouvintes é maior entre mulheres (70%) que em homens (61%) no levantamento do Ibope. Do total dos entrevistados, 68% afirmaram já terem ouvido falar do programa e 32% responderam que o desconheciam. Esses dados podem reforçar os pedidos para a votação do projeto da flexibilização do horário de transmissão de A Voz do Brasil, que é defendida pela Abert e pelas associações estaduais.
Projeto de lei da deputada Perpétua Almeida (PC do B – AC) permite a veiculação do programa entre 19h e 22h. A proposta foi aprovada no Senado na forma de um substitutivo do então senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), e retornou à Câmara dos Deputados, onde aguarda votação final pelo plenário.
Na enquete do Tudo Rádio, que não tem aspecto científico (sendo apenas uma consulta junto aos leitores), 3% afirmou que ouve o programa diariamente. Os que ouvem em menos dias contam com 1% cada.
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Thomas Traumann, afirmou, durante almoço oferecido pela Abert, que o Poder Executivo está disposto a apoiar a flexibilização do horário da Voz do Brasil. Thomas disse que os resultados da “Pesquisa brasileira de mídia 2014 comprovam a eficiência dos diversos meios de comunicação e que, por sua abrangência – mais de 800 municípios pesquisados -, retratam mais fielmente os hábitos de consumo de informação. E por isso, acrescentou, são válidos também para anunciantes privados.
Carlos Massaro