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Entidades pedem critério para publicidade oficial

Distribuição de propaganda do governo é tema de documento entregue a ministra
DE BRASÍLIA

Entidades representativas das empresas de comunicação e do mercado publicitário entregaram na última quarta à ministra Helena Chagas (Comunicação Social) documento em que sugerem o aprimoramento do modelo de veiculação da publicidade federal.

As entidades defenderam que o critério usado na distribuição aos veículos impressos seja, cada vez mais, a circulação auditada por institutos e empresas independentes.

O Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), fundado por associações de anunciantes, agências de propaganda e órgãos de comunicação, diz ter concluído o credenciamento de 35 institutos e empresas aptas a aferir a circulação de veículos de imprensa em 13 Estados e no DF.

Elas se somariam ao IVC (Instituto Verificador de Circulação), que audita 467 publicações impressas e digitais.

O governo diz usar critérios técnicos, como grau de alcance, para a distribuição aos cerca de 9.000 veículos cadastrados (jornais, revistas, TVs, rádios, sites, entre outros). Em 2012, a União gastou R$ 1,8 bilhão em propaganda.

A ministra disse que a auditagem é o ideal, mas que em alguns casos são adotados critérios mais flexíveis para não excluir os pequenos veículos.

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