SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Estabilidade em audiência de rádio nos EUA: 86% dos adultos de 25-64 anos fiéis em 2023

Um estudo da FMR Associates / Eastlan revelou que a audiência semanal de AM-FM em 2023 entre adultos de 25 a 64 anos, nos Estados Unidos, permanece forte em 86%, consistente com os números de 2022. Este número de audiência constante abrange diferentes grupos demográficos, incluindo idade, sexo, posição no mercado e região geográfica, destacando o apelo duradouro da rádio.

O National Listening Study da FMR Associates da Eastlan Ratings foi realizado no período entre março a outubro e entrevistou 1.500 adultos com idades entre 25 e 64 anos. O estudo mostrou estabilidade na audição de rádio tradicional, quando algumas fontes de áudio mostraram declínio. Em comparação com os 86% do rádio, o streaming de áudio atrai 63% da audiência semanal, a música pessoal 53%, os podcasts 24% e a rádio via satélite 15%.

O sócio-gerente da FMR Associates, Kent Phillips ressaltou que o consumo de rádio está estável na última década. “O que me impressiona é que, depois de uma década de mudanças, o espaço de áudio parece estar MUITO estável por enquanto. Houve poucas mudanças ano após ano, o que deveria ser encorajador. A rádio continua forte, mas os ganhos obtidos pelos podcasters e pelos serviços de streaming também parecem manter-se. Os ouvintes parecem ter feito suas escolhas no espaço de áudio e aderido a elas”, ressaltou

Phillips recomendou o reforço da publicidade em rádio. “O rádio continua sendo uma escolha forte/viável para anunciantes/marcas. Parece que a cada década há algo que supostamente substituirá o rádio: primeiro a TV, depois o cabo, depois o rádio via satélite, depois o streaming e, recentemente, o podcasting. Todos têm espaço no espectro de opções de áudio, mas o rádio ainda é sólido com 86% de uso semanal. Os anunciantes podem comprar rádio (e podcasting e satélite) com a confiança de que alcançarão as audiências que alcançaram no ano passado! A estabilidade é boa”, frisou.

O mercado de rádio norte-americano fechou a semana passada repercutindo uma pesquisa da Edison Research e da NPR sobre o consumo de conteúdo falado em formato de áudio. Esse ecossistema conta com formatos que vão do jornalismo, passam por esportes e também são de entretenimento/variedades. Segundo o levantamento, o Rádio detém a maior parcela de consumo, principalmente nos carros (em trânsito), mas vê um avanço significativo no consumo de podcasts, em especial nas residências norte-americanas. Porém, os próprios grupos de rádios dos EUA são determinantes para impulsionar esse crescimento do podcast. 

 

Com informações do Radio Ink

fonte: TUDO RÁDIO

Pular para o conteúdo