Pederneiras – Mostra ficará aberta gratuitamente até 29 de março
A exposição “História do Rádio no Brasil” pode ser conferida no Centro Cultural “Izavan Ribeiro Macário”, em Pederneiras, na região de Bauru, no interior de São Paulo. A mostra pertence à Secretaria de Cultura de Bauru e retrata a história do rádio no Brasil, desde os primórdios até a década de 1950, quando a televisão começou a ser popularizada por todo o país.
A exposição é organizada com a participação de doze pessoas. Imagens históricas, fotos de épocas do rádio jornalismo e textos com informações sobre o assunto contam a trajetória do veículo de comunicação que comemorou 90 anos no Brasil no ano passado.
A visitação termina no dia 29 de março e fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h as 14h30, com entrada gratuita. O Centro Cultural está localizado na Rua Prudente de Morais, S-211 (antiga estação). Mais informações sobre a exposição poderão ser solicitadas pelo telefone (14) 3252-2281.
No dia 7 de setembro de 1922, o País celebrava os primeiros cem anos de existência fora das amarras do governo português. A cidade do Rio de Janeiro, então capital federal, comemorava a data com alguns eventos oficiais – entre eles uma exposição que trazia, pela primeira vez ao território nacional, os principais aparelhos e instrumentos da tecnologia da radiodifusão, que já haviam atingido uma escala considerável em território norte-americano.
Para demonstrar o funcionamento do principal “invento” da época, uma transmissão experimental foi realizada, tendo como palco o tradicional Teatro Municipal. Dali o público ouviu a voz do então presidente, Epitácio Pessoa, declamando as vantagens daquela nova tecnologia, seguida dos arranjos da ópera O Guarani, obra do compositor Carlos Gomes. Esses foram os sons da primeira transmissão radiofônica oficial da História do Brasil.
fonte:Tudo Rádio -Notícias do Rádio