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Gigante da internet se volta para o conteúdo


A compra do site de notícias Huffington Post, uma das mais respeitadas publicações online do mundo, representa mais um passo dentro da estratégia da gigante da internet AOL de mudar o direcionamento de seu negócio do acesso à web para a produção e distribuição de conteúdos. A empresa é hoje considerada por analistas como uma “máquina de informações”.

Hoje separada do Grupo Time Warner, depois de um “casamento” de nove anos, a empresa é proprietária de uma série de marcas respeitadas no mundo digital, como Mapquest (serviço de navegação), Politics Daily (publicação sobre política), Pop Eater (site sobre cultura pop), Moviefone (notícias sobre filmes e reservas de ingressos) e o portal de tecnologia TechCrunch. Outra aposta é o Patch.com, uma rede de notícias “ultralocais” que cobre dezenas de comunidade nos Estados Unidos. Para analistas, o Huffington Post vai levar a briga para outro nível, com a AOL disputando público com concorrentes como o New York Times e o Washington Post.

A seu favor, a AOL tem um número considerável de leitores em seus sites: todos os meses, eles reúnem 117 milhões de usuários únicos nos Estados Unidos, número que sobe a 270 milhões no mundo.

No entanto, a aposta no conteúdo ainda não foi suficiente para compensar a redução do faturamento no acesso à internet. No quarto trimestre de 2010, a receita da empresa caiu 26%, para US$ 596 milhões, enquanto a venda de publicidade teve queda de 29%, para US$ 332 milhões.

Direcionamento. O objetivo da AOL é associar o Huffington Post aos demais sites de notícias que a nova proprietária já possui. Entre os possíveis ganhos estão o reforço da cobertura local nos Estados Unidos, graças ao Patch. Outra possibilidade é o enriquecimento da oferta de mídias – a AOL tem estúdios de vídeo em Los Angeles e Nova York.

Arianna Huffington, fundadora do Huffington Post, informou que a negociação com a AOL foi rápida e objetiva. Ela disse ter recebido um e-mail solicitando uma reunião no mês passado. Almoçou com Tim Armstrong, CEO da AOL, no dia seguinte. O negócio foi selado no último fim de semana, durante o Super Bowl (evento esportivo americano), no segundo encontro entre eles. / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

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