Experimentos de Heinrich Rudolf Hertz levaram a criação do telégrafo sem fio, do rádio e mais tarde a televisão. Em reconhecimento ao seu trabalho, a unidade de frequência é chamada de “hertz”.
Heinrich Rudolf Hertz nasceu em Hamburgo, ele se consagrou como o físico que esclareceu e ampliou a teoria eletromagnética da luz que haviam sido formuladas por Maxwell, além disso, ele foi o primeiro a provar conclusivamente a existência de ondas eletromagnéticas e possibilitar a criação de instrumentos para transmitir e receber ondas de rádio utilizando procedimentos experimentais.
Graças a Heinrich Hertz a humanidade conhece a existência da radiação electromagnética, foi ele quem identificou esta radiação, descobriu que a sua velocidade de propagação é igual à velocidade da luz no vácuo, que têm comportamento semelhante ao da luz e que oscilam num plano que contém a direcção de propagação.
Heinrich Hertz morreu muito cedo, apenas com 36 anos, no dia primeiro de janeiro de 1894, anos antes, em 1892 ele foi diagnosticado com uma infecção, depois de um ataque de enxaquecas. Mas Hertz deixou seu legado, seu sobrinho Gustav Ludwig Hertz inventou a ultra-sonografia médica e ganhou um Prêmio Nobel.
Experimentos de Hertz levaram a invenção do telégrafo sem fio, do rádio e mais tarde a televisão. Em reconhecimento ao seu trabalho, a unidade de frequência é chamada de “hertz”.
Homenagem
Para comemorar o 155º Aniversário de Heinrich Rudolf Hertz, que aconteceu na terça-feira (22), o Google preparou um doodle especial em sua página inicial (veja o doodle).
Fonte:Bagarai.com