O desligamento do sinal da TV analógica será concluído, se o cronograma do Ministério das Comunicações for seguido à risca, apenas em 2018.
No entanto, o Ibope Media já está investindo em estrutura e fará a mensuração de audiência e fiscalização publicitária do sinal digital já a partir de julho de 2016, quando o switch-off já estará sendo feito nas principais cidades do Brasil, como Grande São Paulo e Brasília e seu entorno.
Para conseguir antecipar, a empresa investiu na infraestrutura e está trocando os peoplemeters dos painéis, localizados em mais de seis mil domicílios em 280 municípios brasileiros.
A atualização da tecnologia, auditada pela E&Y e validada pelo Media Rating Council (MRC), mede o padrão brasileiro de TV digital. O novo modelo de aparelho também permite ampla capacidade de coleta e reconhecimento de áudio.
Até 2016, o Ibope Media pretende classificar toda a grade de programação disponibilizada no sinal digital em 128 cidades do Brasil, inclusive em cidades que não são consideradas vitais para o mercado de televisão.
Atualmente, o Ibope é a grande referência em números de audiência na TV. Em breve, a GfK também medirá os números de alcance dos programas na televisão.
Fonte: UOL.com.br