São Paulo – Crescimento foi maior que o investimento em internet
Os investimentos no mercado publicitário brasileiro cresceram praticamente 6% em 2012 em relação a 2011. Os dados são do Projeto Inter-Meios, do Grupo Meio & Mensagem, em parceria com a PriceWaterhouseCoopers. De acordo com o levantamento, a TV aberta ficou com 64% do total investido em 2012, seguida pelo jornal, com 11%. O investimento no rádio cresceu mais que a internet, porém, ainda fica atrás do setor no volume dos recursos.
Segundo a pesquisa, como o mercado brasileiro enfrentando um ano difícil, em que o Produto Interno Bruto (PIB) registrou crescimento de menos de 1%, o mercado publicitário brasileiro conseguiu crescer 6%, alcançando faturamento total de R$ 44,85 bilhões. A receita obtida somente com a venda de espaço publicitário somou R$ 30,1 bilhões em 2012, um aumento de 5,98% em relação a 2011.
O ano passado, conforme demonstra o levantamento, foi marcado pela evolução da receita publicitária destinada a canais de TV aberta. As emissoras abertas ficaram com 64,7% do total investido em mídia – participação recorde alcançada pelo meio TV desde o início do estudo, em 1990. O faturamento do veículo em 2012 chegou a R$ 19,52 bilhões, uma expansão de 8,33% sobre 2011.
O meio rádio teve um crescimento maior que internet, com avanço de 4,77%. Sua receita chegou a R$ 1,18 bilhão. Já a internet registrou a quarta maior participação, com R$ 1,51 bilhão e alta de 4,36%. Mesmo com o menor crescimento, o investimento em internet continua à frente do rádio.
Em uma matéria recente, o Tudo Rádio divulgou o resumo de uma pesquisa da KPMG International que mostrou que o Brasil apareceu como o país em que a população gasta menos tempo assistindo televisão e o que mais ouve rádio. Com relação às mídias on-line, todos os países mantiveram quase a mesma média de tempo gasto, com destaque para o Brasil que lidera o acesso a redes sociais e notícias.
Fonte:Tudo Rádio -Notícias do Rádio