São Paulo – Estudo mostra que rádio AM/FM influencia escolha de consumidores na estrada, com vantagem sobre outros meios
Uma nova pesquisa divulgada pelo Katz Radio Group reforça a relevância do rádio AM/FM como meio decisivo no comportamento de consumo, especialmente entre frequentadores de restaurantes de fast food nos Estados Unidos. Segundo o levantamento, anúncios veiculados via rádio têm influência direta no momento da escolha por marcas desse segmento, particularmente durante deslocamentos de carro. O estudo mostra ainda que o rádio supera a televisão em alcance e retorno sobre investimento, mesmo com a maior parte da verba de mídia do setor ainda concentrada na TV.
Entre os consumidores que frequentam redes de fast food pelo menos uma vez por semana, a exposição a anúncios de áudio resultou em um aumento de 4% a 7% na intenção de compra. A tomada de decisão ocorre majoritariamente de forma espontânea: 89% dos entrevistados afirmaram que costumam escolher onde comer enquanto estão dirigindo.
O estudo também aponta que 84% dos entrevistados consideram uma estratégia inteligente o uso do rádio para divulgar itens de cardápio e promoções. Além disso, 82% afirmaram que ouvir anúncios de alimentos pode despertar o apetite. De acordo com a Katz, isso destaca a capacidade do meio de se conectar em tempo real com o público, especialmente em momentos com maior propensão à ação.
Os dados da pesquisa do Katz Radio Group se baseiam em análises anteriores realizadas pela Nielsen Scarborough, que em 2024 já havia apontado que o rádio superava a televisão em alcance e retorno sobre investimento (ROI) junto a consumidores frequentes do setor de alimentação rápida (QSR – Quick Service Restaurants).
Ainda segundo o estudo, ouvintes habituais de rádio AM/FM demonstraram ser 23% mais propensos a frequentar restaurantes de fast food mais de dez vezes por mês. Em contraste, telespectadores regulares de TV mostraram-se 15% menos propensos a esse comportamento. Mesmo com a redução de cerca de 34% no alcance dos anúncios televisivos para esse setor, o investimento das marcas ainda é majoritariamente concentrado na TV.
Outro dado importante é que, segundo a Nielsen Media Impact, a adição de rádio AM/FM às campanhas publicitárias amplia significativamente o alcance, especialmente entre o público de 18 a 49 anos. Um exemplo é o da rede Wendy’s, cujo alcance nessa faixa etária cresceu 78% com o uso combinado de rádio e TV.
Análises da ABX indicam que os comerciais de rádio alcançam 89% da eficácia da televisão, mas com apenas um quarto do custo. Já os estudos da Nielsen sobre aumento de vendas apontam que, para cada dólar investido em rádio, há um retorno médio de três dólares em vendas.
Outro dado importante é que, segundo a Nielsen Media Impact, a adição de rádio AM/FM às campanhas publicitárias amplia significativamente o alcance, especialmente entre o público de 18 a 49 anos. Um exemplo é o da rede Wendy’s, cujo alcance nessa faixa etária cresceu 78% com o uso combinado de rádio e TV.
Análises da ABX indicam que os comerciais de rádio alcançam 89% da eficácia da televisão, mas com apenas um quarto do custo. Já os estudos da Nielsen sobre aumento de vendas apontam que, para cada dólar investido em rádio, há um retorno médio de três dólares em vendas.
Com informações da Katz Radio Group
Autor: Carlos Massaro
fonte: TUDO RÁDIO