Profissionais, estudantes e lideranças da comunicação se reuniram na segunda-feira (23), em João Pessoa (PB), durante o I Encontro MIDIACOM Paraíba para debater inovação, tecnologia e o futuro da mídia no Brasil.
Durante a abertura, o presidente do MIDIACOM-PB, André Vajas, destacou o crescimento do setor no estado, ressaltando o dinamismo do mercado local e a capacidade de gerar conexões estratégicas. “O evento consolida a valorização dos veículos tradicionais de comunicação, que seguem oferecendo credibilidade ao público e oportunidades relevantes para o mercado anunciante”, afirmou.
O governador da Paraíba, João Azevêdo, também participou do evento e ressaltou a relevância histórica do rádio. Para ele, o meio permanece essencial por sua credibilidade, capilaridade e por oferecer acesso de toda população à informação: “Trata-se do veículo mais democrático de todos, pois chega em qualquer lugar e pode ser ouvido enquanto outras atividades são realizadas”.
Um dos destaques do evento foi o painel “Agenda setorial: os desafios da era digital”, apresentado pelo presidente-executivo da ABERT, Cristiano Lobato Flôres. A atuação da ABERT em temas relativos à defesa do jornalismo profissional, a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a responsabilização das redes sociais, a nova lei de proteção das crianças e adolescentes no ambiente digital, além do projeto de lei de inteligência artificial e a proteção do conteúdo jornalístico e artístico foram enfatizados por Lobato Flôres.
Ao analisar o comportamento da audiência, o presidente-executivo da ABERT chamou a atenção para um fenômeno que transforma o ecossistema informacional do país: a crescente dependência dos brasileiros de aplicativos de mensagens para acessar notícias. Para Lobato Flôres, o cenário reforça ainda mais a necessidade de fortalecer o jornalismo profissional e mecanismos eficazes de combate à desinformação.
“O brasileiro consome muita notícia pelo WhatsApp. Somos, proporcionalmente, uma das populações que mais dependem desse canal, e isso coloca em evidência a credibilidade da fonte, a integridade da informação e o desafio de adaptação dos veículos de comunicação a essa nova realidade”, afirmou.
A programação abordou ainda temas como o avanço da TV 3.0, a força do rádio, o impacto da inteligência artificial nos negócios e as transformações nos hábitos de consumo de áudio e vídeo. Painéis com especialistas da ABAP, SET, Globo, Radiodata, Kantar IBOPE Media e outras instituições reforçaram a importância da radiodifusão em um ambiente de rápidas mudanças tecnológicas. Também prestigiaram o evento, as professoras e pesquisadoras da UFPB, Sandra Moura, Kellyanne Alves e Emília Barreto, que criaram a Rede Paraibana de Combate à Desinformação.
Homenagem à ABERT
A relevância da atuação da ABERT e a condução exercida por Lobato Flôres foram reconhecidas durante o evento, com a entrega da Medalha de Honra ao Mérito José Carlos. Empresário respeitado, José Carlos deixou um legado de inovação e contribuição para o desenvolvimento do mercado de comunicação paraibano. A medalha foi entregue a Lobato Flôres por Paulo Eduardo, gerente comercial da Rede Paraíba de Comunicação e neto de José Carlos.
“A Medalha reconhece a trajetória exemplar de Cristiano, sua representatividade e sua dedicação incansável ao fortalecimento do nosso setor. Sua atuação inspira, eleva o padrão e abre caminhos para que toda a cadeia da comunicação avance com mais segurança e visão de futuro”, afirmou Vajas.
fonte: ABERT