Ao longo de 2017 o portal tudoradio.com realizou um mapeamento sobre a evolução do processo de migração AM-FM pelo dial FM brasileiro, trabalho que seguirá em 2018. Até o fechamento deste texto (07h45 desta sexta-feira, dia 22) o “Guia de Rádios – HYPERLINK “https://tudoradio.com/dials”Dials HYPERLINK “https://tudoradio.com/dials” AM/FM tudoradio.com” mapeou 287 migrantes já operando na faixa FM. O estado com o número de migrantes AM-FM já ativas em FM e com suas coberturas de sinal conhecidas é São Paulo, totalizando 39 migrantes ativas em FM até o fechamento deste texto. Todas as atualizações são informadas diariamente pelo “Mapa da Atualização”. Acompanhe os detalhes:
O tudoradio.com tem mapeado as migrantes AM-FM através de leituras feitas pelas equipes do portal, somado à colaboração de radionautas (visitantes e colaboradores do portal) e das próprias rádios migrantes. Ao iniciar a transmissão em FM, a migrante AM-FM tem a sua cobertura cadastrada no “Dials AM/FM tudoradio.com” e o seu nome é listado por estado na área “Levantamento da Migração AM-FM”.
O trabalho é diário, já que todos os dias são percebidas novas migrantes AM-FM no ar em FM. Nos últimos dias foram monitoradas novas estações vindas da faixa AM nos estados do Rio Grande do Sul, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Paraíba e Mato Grosso do Sul. Com o processo acelerado em dezembro, o Paraná é o segundo na lista de migrantes AM-FM ativas em FM, totalizando 38 até o fechamento deste texto.
Em dezembro também foi destaque a estreia da primeira migrante AM-FM na Grande Florianópolis (SC), através da inauguração da Massa FM 97.7 (originada da Guararema AM 1230, concessão de São José).
A lista completa das migrantes AM-FM ativas em FM pode ser conferida aqui. E, em caso de alguma migrante AM-FM já ativa em FM, mas ausente do levantamento, basta informar ao suporte do portal tudoradio.com (via suporte@tudoradio.com).
300 até o final de 2017?
O trabalho de mapeamento feito pelo tudoradio.com seguirá entre o Natal e o ano novo, sendo apresentado publicamente através doMapa da Atualização (este que mostra as novidades no espectro FM/AM brasileiro – confira aqui). Com isso a expectativa da equipe do portal é fechar o ano de 2017 com 300 migrantes AM-FM já mapeadas em FM.
Fonte:Tudo Rádio-Notícias do Rádio