Cidades de quase todas as regiões do país foram contempladas
Brasília, 09/07/2012 – O Ministério das Comunicações consignou, ao longo da última semana, canais digitais para retransmissoras de TV de 30 municípios brasileiros. A medida vai permitir a essas emissoras exibir suas programações utilizando a tecnologia digital. A consignação para retransmissoras é a última etapa do cronograma estabelecido pelo decreto nº 5.820/2006, que trata da implantação da TV digital no Brasil.
O MiniCom conseguiu adiantar esse cronograma por meio de uma série de mudanças no fluxo de trabalho da Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica (SCE). Com a redução da burocracia na análise dos processos, a SCE já conseguiu analisar todos os pedidos de geradoras para transmitirem o sinal digital. Agora, a meta é zerar também o estoque de pedidos das retransmissoras.
A maior parte das consignações foi para o Estado de São Paulo, com 13 cidades. Em seguida vem Mato Grosso, com 5 consignações. As emissoras que receberam a autorização do Ministério das Comunicações deverão transmitir a programação simultaneamente em tecnologia analógica e digital até o desligamento total da TV analógica, em 2016. Depois disso, os canais utilizados para transmissão analógica serão devolvidos para a União.
Veja abaixo a lista dos municípios que ganharam canais de TV digital:
Votorantim (SP)
Rosana (SP)
Itaporanga (SP)
Pontes Gestal (SP)
Barra do Turvo (SP)
Espírito Santo do Pinhal (SP)
Pilar do Sul (SP)
Pedro Toledo (SP)
Novo Horizonte (SP)
Reginópolis (SP)
São Sebastião (SP)
Pederneiras (SP)
Piracicaba (SP)
Linhares (SE)
Santana do Ipanema (AL)
São Luis (MA)
Porto Esperidião (MT)
Lucas do Rio Verde (MT)
Nova Mutum (MT)
São Felix do Araguaia (MT)
Alto Garças (MT)
Itaúba (MS)
Glória de Dourados (MS)
Volta Redonda (RJ)
Rio de Janeiro (RJ)
Belo Horizonte (MG)
Governador Valadares (MG)
Rio do Sul (SC)
Irineópolis (SC)
Não-Me-Toque (RS)