SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Missa na Catedral da Sé marca 14 anos da volta da rádio 9 de Julho AM de São Paulo

São Paulo – Emissora ocupa atualmente a sexta colocação no ranking das AMs da capital paulista e é a líder entre as religiosas


A Rádio 9 de Julho AM 1600 vai realizar uma missa, neste domingo, para comemorar seus 14 anos desde a sua volta ao dial paulistano. A cerimônia será realizada na Catedral da Sé, no centro de São Paulo. Atualmente a 9 de Julho ocupa a sexta colocação entre as AMs mais ouvidas da capital paulista, sendo a líder no segmento religioso.


A rádio 9 de Julho é uma das mais tradicionais emissoras da capital paulista. A emissora entrou no ar em caráter experimental em 1953 para as celebrações do Quarto Centenário de São Paulo. A rádio entrou no ar oficial em 1956 em AM 540. A emissora operou até 1973, quando seus transmissores foram lacrados por decreto do presidente Emílio Garrastazu Médici.


Com o começo da redemocratização do Brasil, em 1985 começava a tentativa de restabelecer a Rádio 9 de Julho. O então Ministro das Comunicações só poderia oferecer um sinal de AM 880 no município de São Paulo, mas foi recusada pela Arquidiocese. Em 1990, houve a ampliação da faixa de ondas médias para 1600 e 1700 kHz. Em 1993, o bispo Mauro Morelli pediu ao então presidente da época, Itamar Franco, a devolução da Rádio 9 de Julho.


No dia 31 de maio de 1995, o então deputado Hélio Bicudo entrou com um processo no Ministério das Comunicações reabrindo a ação de 1985. No dia em 9 de julho de 1995 em uma cerimônia que contou com a presença do então governador de São Paulo, Mário Covas e do então ministro das Comunicações, Sérgio Motta, o presidente Fernando Henrique Cardoso anulou o decreto de 1973 e autorizando a operação na frequência AM 1600 à Fundação Metropolitana Paulista.


No ano seguinte, começava o novo projeto da Rádio 9 de Julho. A Nova Rádio 9 de Julho entrou no ar no dia 19 de março de 1999 em caráter experimental. A emissora foi reinaugurada em definitivo no dia 23 de outubro de 1999. Atualmente, a Rádio 9 de Julho tem em sua direção o Padre José Renato.


Para comemorar seus 14 anos, será celebrada uma missa na Catedral da Sé pelo padre Cido Pereira. A celebração deverá contar com a presença de padres, comunicadores e demais profissionais da emissora.


De acordo com a última pesquisa divulgada pelo Instituto Ibope sobre a audiência das rádios AM da capital paulista, a 9 de Julho atualmente é a sexta colocada no ranking, mantendo seu número de ouvintes por minuto. A rádio tem à sua frente a Globo AM 1100, a Capital AM 1040, a Bandeirantes AM 840, a Jovem Pan AM 620 e a Rádio Record AM 1000.


Fonte: Tudo Rádio -Notícias do Rádio – Carlos Massaro

Pular para o conteúdo