SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Multinacional italiana instala fábrica no Brasil


NOTÍCIAS – Info & Ti Com estratégia arrojada, Screen Service, que produz transmissores de TV, pretende conquistar 40% do mercado nacional em apenas um ano.

Atraída pela chegada da TV digital ao Brasil em dezembro de 2007, a italiana Screen Service (www.screen.it), fabricante de transmissores de TV analógica e digital, está finalizando a instalação de uma fábrica no país. Sediada em Pouso Alegre (MG), a construção foi iniciada no segundo semestre de 2008 e já se encontra em fase final, tendo começado a produção de toda a linha de equipamentos da empresa em novembro de 2009. O projeto prevê investimentos de 20 milhões de Euros, ao longo de três anos, mas de acordo com Claudio Luiz Faganello, presidente da fábrica brasileira, a boa aceitação do mercado deve fazer com que a empresa disponha de subsídios próprios para investir no mercado nacional ainda em 2.010. Neste tempo de atuação a companhia já tem contratos firmados com CNT, Rede Globo e afiliadas, afiliadas da Rede Record e Rede TV, além das públicas TV Justiça, TV Câmara e EBC, contratos estes que somam mais de 8 milhões de Euros.

“Até o final de 2010 nosso objetivo é conquistar 40% do mercado brasileiro de transmissores e em cinco anos nos consolidarmos como líderes”, avisa o presidente. Ele ressalta que para isso, o principal diferencial da empresa em relação à concorrência é superioridade tecnológica. A Screen Service mantém um departamento exclusivo de desenvolvimento, voltado para a conclusão de projetos inovadores, modernos e competitivos, que também está instalado na unidade de Pouso Alegre.

Segundo Faganello, o Brasil é um mercado estratégico para a expansão do grupo italiano. O país deverá servir como porta de entrada para firmar novos negócios na América do Sul, que se encontra em fase de adoção da TV digital. Além disso, o Brasil tem ampliado as vantagens comerciais para negócios na região, com a expansão do padrão ISDBT, que já foi adotado pelo Equador, Argentina, Chile, Peru e Venezuela, além do Japão.

Mas, o tipo de padrão adotado não é um empecilho para as vendas da Screen Service. Sua tecnologia é multi-standard, analógico e digital, e atende a todos os padrões de TV digital reconhecidos mundialmente: ISDB-T, DVD-T, DVD-H e ATSC. Os transmissores produzidos são de 5W a 12 Kw e mantém a mesma estrutura. O hardware utilizado é padronizado, o que torna a instalação dos equipamentos mais prática e ágil. Apenas o software é modificado de acordo com o modelo de transmissão, o que permite que a empresa estenda sua área de atuação a mercados diferenciados. Recentemente, por exemplo, a Screen Service fechou contrato para projetar, produzir e implantar o sistema digital para a Copa do Mundo na África do Sul, que utiliza o padrão europeu.

Além da fábrica brasileira, o grupo Screen Service mantém uma distribuidora em Miami, nos Estados Unidos, e a operadora de broadcasting RRD em Nova York. A matriz, baseada em Bréscia, na Itália, projeta, desenvolve e produz soluções tecnológicas para o setor de radiodifusão e conta hoje com mais de 2 mil clientes distribuídos por todos continentes.

Pular para o conteúdo