A impressão geral de que a televisão aberta brasileira não foi bem em 2014 esbarra em alguns números.
O público cresceu na média das 24 horas em quase todas as emissoras com relação a 2013 quando se leva em conta a correção do valor do ponto de audiência, feita pelo Ibope com base no crescimento populacional.
A Globo, por exemplo, fechou o ano passado com 11,1 pontos. O número é menor que os 11,6 de 2013. Contudo, o ponto de ibope passou a valer 65 mil domicílios na Grande São Paulo em 2014. No ano anterior, eram 62 mil domicílios.
Com isso, o número de lares atingidos cresceu. Foram 721,5 mil em 2014 contra 719,2 mil em 2013.
O SBT e a Record também registraram aumento seguindo este critério. A emissora de Silvio Santos fechou 2014 com 4,9 pontos (cerca de 318,5 mil domicílios em SP) contra 4,7 pontos de 2013 (291,4 mil domicílios).
Já a rede de Edir Macedo teve neste ano 4,8 pontos (312 mil domicílios) e 4,9 pontos (303,8 mil domicílios) em 2013. A Band quase não variou–foi de 2,1 pontos no ano passado para 2 em 2014.
O aumento não quer dizer que a TV vive seu melhor momento. Com relação a 2010, quando o ponto de ibope equivalia a 60 mil domicílios, o número de lares atingidos caiu na Globo (-10%) e na Record (-13%).
Fonte:Folha de São Paulo – Ilustrada