Desta vez, serão replanejados as emissoras dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Pará.
A Anatel publicou, nesta segunda-feira (10), mais duas consultas públicas para digitalização de emissoras de TV nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste, e nos estados de Amazonas e Pará, na região Norte. As sugestões serão recebidas até o dia 24 de fevereiro e 17 de fevereiro, respectivamente.
A conclusão do replanejamento dos canais é uma das condições para a elaboração do edital de licitação da faixa de 700 MHz, que será destinada a banda larga móvel 4G. A previsão do governo é de que o texto entre em consulta pública em abril deste ano e o leilão ocorra no mês de agosto.
O replanejamento também é indispensável para levantar o custo de migração dos canais existentes para a parte baixa da faixa, que será arcado pelas operadoras de telecomunicações que arrematarem os lotes. Esses valores serão acrescidos dos custos para mitigação das interferências entre os serviços.
Outra utilidade do replanejamento é para elaboração do cronograma de desligamento do sinal analógico de TV, que será iniciado em 2015 e contemplará, na primeira fase, os grandes centros.(Da redação)
Fonte:Tele Síntese -Plantão