Representantes do setor jornalístico participaram, nesta quinta-feira (4), em São Paulo (SP), da cerimônia de entrega do Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa 2025. O Instituto Palavra Aberta foi o grande homenageado, em reconhecimento aos 15 anos de atuação em defesa do jornalismo livre e plural. A homenagem foi entregue pelo presidente do Conselho de Liberdade de Imprensa da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Francisco Mesquita, e pelo presidente-executivo da entidade, Marcelo Rech, à presidente do Palavra Aberta, Patrícia Blanco. Presente à solenidade, o presidente-executivo da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, destacou o papel do Palavra Aberta no combate à desinformação por meio da educação midiática.
“São iniciativas que promovem o uso consciente e responsável da informação no ambiente digital, dirigidas a diferentes públicos, fortalecendo a participação da sociedade em um mundo cada vez mais conectado”, afirmou.
“O prêmio reconhece a trajetória do instituto como referência nacional na proteção do jornalismo, na promoção da cidadania informacional e no incentivo a práticas voltadas a uma sociedade mais justa e plural. Ao longo de seus 15 anos, o Palavra Aberta se tornou uma das principais instituições em defesa da liberdade de expressão e de imprensa no Brasil. E foi além, atuando também de forma estrutural contra a desinformação, ao estender sua abrangência para a cada vez mais necessária educação midiática”, disse Rech.
Nesta edição, a ANJ também homenageou jornais centenários. As placas comemorativas foram entregues a 13 veículos que, há mais de um século, contribuem para a formação da sociedade, sustentam a confiança do público e atravessam diferentes períodos políticos e tecnológicos sem abrir mão da credibilidade.
A programação incluiu ainda debates sobre os desafios contemporâneos do jornalismo, como o painel “IA e o futuro do jornalismo”, que contou com a participação de Patrícia Blanco e representantes de grandes grupos de comunicação.
fonte: ABERT