Em época de muitas inserções políticas e eleitorais, é comum que a indústria de rádio observe oscilações negativas nos números relacionados ao consumo de rádio. Não são variações que passam perto de arranhar a relevância do meio e das estações, mas acaba modificando alguns cenários analisados. De qualquer forma, o FM da Grande São Paulo segue com seu alcance elevado apesar desse novo quadro, com 19 FMs acima da marca de 1 milhão de ouvintes diferentes (30 dias), sendo um patamar que segue superior aos dados observados entre o primeiro semestre de 2018 e mesmo período em 2022. Acompanhe os destaques (05h-05h/FM+WEB/alcance 30 dias/trimestre julho a setembro de 2022/Kantar IBOPE Media):
Mais próximas e novidade no top 3 de alcance
Assim como ocorre na medição de audiência, a Band FM 96.1 (popular/hits) segue liderando o alcance do rádio de São Paulo, sendo a estação que concentra o maior número de ouvintes diferentes em 30 dias. A emissora está acima da marca de 3 milhões de pessoas alcançadas nesse período.
Uma das novidades é a manutenção do crescimento da Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes). À exemplo do que foi visto em audiência, a rádio também renovou a sua melhor marca recente em alcance e hoje está acima dos 2.9 milhões de ouvintes diferentes em 30 dias Isso a posiciona bem próxima da Band FM em alcance.
Também é novidade a entrada da Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) no top 3 de alcance em São Paulo. A rádio já estava consolidada entre os cinco canais que concentram o maior número de pessoas diferentes no mercado paulistano e agora pula para a terceira colocação ao avançar novamente. A FM é acompanhada de muito perto pela Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) e pela Gazeta FM 88.1 (popular/hits) no alcance de 30 dias.
A Nativa FM 95.3 (popular/sertaneja-romântica) é outra estação importante que aparece bem próxima do top 3 em alcance, com marca que supera os 2.1 milhões de ouvintes alcançados em 30 dias. A 89 FM A Rádio Rock FM 89.1, que está em alta nos números de audiência, também se movimenta de forma positiva em alcance e está na sequência.
A Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop) fecha a lista de rádios que superam os 2 milhões de ouvintes em 30 dias (05h-05h/FM+WEB/todos os locais). E a Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) segue bem próxima dessa marca.
Mais destaques
A Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) continua entre as estações de maior alcance de ouvintes na Grande São Paulo e continua acima dos 1.8 milhão de pessoas diferentes em 30 dias, fechando o top 10 nesse quesito. E a Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) segue acima dos 1,7 milhão de ouvintes diferentes alcançados (30 dias/05h-05h/FM+WEB/todos os locais).
Na sequência, Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes) aparece acima da marca de 1.5 milhão de ouvintes diferentes em 30 dias (05h-05h/FM+WEB/todos os locais), tendo as rádios Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) e BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) como as FMs mais próximas em alcance.
Emissoras como Kiss FM 92.5 (adulto/rock), Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-esportes), Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional), CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) e Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) completam a lista de rádios cujo alcance supera a marca de 1 milhão de pessoas diferentes (30 dias/05h-05h/FM+WEB/todos os locais).
Resumo dos destaques/mudanças:
– Band FM e Jovem Pan FM seguem isoladas no topo do ranking FM de alcance
– Metropolitana FM passa a ser o terceiro maior alcance de SP
– Após ter avançado no ranking passado, 89 FM A Rádio Rock ganha mais uma colocação
– Mesmo com o horário político no ar, SP segue com 19 FMs acima de 1 milhão em alcance
Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.
fonte: TUDO RÁDIO