SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Plano Banda Larga: Lula agenda reunião para o dia 14/12


:: Luís Osvaldo Grossmann
:: Convergência Digital :: 09/12/2009

Está marcada para a próxima segunda-feira, 14/12, a nova reunião sobre o Plano Nacional de Banda Larga, quando deve ser apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma expectativa de custos para que o próprio governo forneça o acesso final aos usuários, também conhecido como última milha.

Mas o secretário de Logística de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna – principal mentor do uso das redes públicas como Eletronet e a estrutura das estatais de energia – ainda não sabe se será possível apresentar os cálculos ao presidente.

“Estamos trabalhando nisso, mas talvez não consigamos ter tudo concluído até segunda-feira”, afirmou Santanna. Nesse caso, é bem provável que uma definição do plano só se dê no próximo ano. Até porque, Lula viaja no dia 15 para Copenhagen, na Dinamarca, para a Conferência do Clima.

Santanna voltou a lembrar que o governo não depende totalmente da liberação da Eletronet. Em processo falimentar, a Eletronet tem dívidas com credores, mas o governo obteve uma decisão judicial que lhe retorna o controle da empresa. Falta, porém, uma formalidade judicial para concluir a transferência – formalidade esta que aguarda há um ano pelo Judiciário do Rio de Janeiro.

Segundo ele, redes da Eletrobrás podem muito bem substituir a infraestrutura. A ideia é utilizar a rede de backup de comunicações da estatal, ampliando, porém, a capacidade de tráfego de dados dos atuais 2 Mbps para algo como 40 Gbps ou 80 Gbps. “Com a Eletronet é mais simples, porque na rede da Eletrobrás teremos que investir na garantia de qualidade desse backup. Mas continua sendo perfeitamente viável”, afirmou o chefe da SLTI.

No que diz respeito a uma conclusão sobre o plano na próxima semana, a coincidência de datas não deve ser ignorada. Afinal, tudo leva a crer que uma decisão do governo sobre o plano de banda larga seja anunciada na mesma segunda-feira, dia 14 – data em que Lula fará o discurso de abertura da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom).

Fonte: Convergência Digital Notícias

Pular para o conteúdo