SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Profissionais de TV sugerem transformar prédio da MTV em museu

A atriz Vida Alves, que há anos batalha pela criação de um Museu da TV Brasileira, acaba de ganhar apoio. No último sábado (14/9), em uma celebração que comemorou os 63 anos da TV no Brasil, os mais de 700 profissionais presentes passaram a defender a ideia de transformar a sede da atual MTV, o Edifício Victor Civita, no futuro memorial.


O prédio, construído por Assis Chateaubriand, serviu à Tupi em seus últimos anos. De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, a questão será levada às autoridades municipais e estaduais, visto que a Pró-TV, associação de pioneiros presidida por Vida, não tem dinheiro para bancar a aquisição do imóvel.


Inscrito na Lei Rouanet, o acervo reunido pela atriz está prestes a ser todo digitalizado. “Estamos desenvolvendo um projeto com a Pró-TV, o Museu da TV, para digitalizar e disponibilizar gratuitamente todo o material do acervo”, diz Ricardo Cavalheira, que cuida do material.


“A ideia é que a gente possa acessar de forma gratuita tudo o que lá está em áudio, vídeo, fotos e documentação. Queremos disponibilizar tudo em um portal que vai ficar dentro do site da Pró-TV”, completa.


Nas suas contas, o acervo deverá estar na internet até julho de 2014, contando com a boa imagem da Pró-TV para captar os recursos necessários. “São milhares de roteiros originais, muitas fichas da Censura, que apareciam no início dos programas, avisando se a indicação era livre ou não. Se juntar o material de vídeo, são mais de mil horas de diversas emissoras que praticamente serão 100% acessados por qualquer cidadão. Algo como 3.010 biografias, 10 mil fotos, um material realmente interessante”, diz.


Fonte: Portal Imprensa -Últimas Notícias

Pular para o conteúdo