Em alguns períodos do ano (normalmente janeiro e setembro), a comunicação por satélite está sujeita a um fenômeno de interferência solar, resultado da posição do sol com os satélites de comunicação. Com isso, rádios que são afiliadas de redes estão ?perdendo? o sinal com as matrizes por alguns segundos e ficando fora do ar e obrigando as rádios a seguirem com programações durante o período.
Os satélites de comunicação movimentam-se numa órbita ao redor da Terra que, por sua vez, movimenta-se ao redor do sol. Em algumas épocas do ano, o sol, em seu movimento aparente no céu, passa ?por trás? do satélite, provocando uma interferência nas antenas das estações e, consequentemente, a interrupção de recebimento dos sinais.
Este é um fenômeno natural e imprevisível em relação ao dano que gera nas recepções de satélite. O período de interferência solar previsto varia de 1 minuto a 40 minutos e 20 segundos. Estas datas e horários variam de um Estado para o outro.
Segundo Dário Canuto, proprietário da DC Telecom e responsável pela área técnica da Rede Feliz Sat (liderada pela Feliz FM 92.5 de São Paulo), o fenômeno ocorre apenas nas emissoras que recebem suas programações por meio de satélites. ?Apenas afiliadas das redes podem sofrer essa interferência. As rádios com programações locais não são atingidas. Os dias e as horas dependem do estado que estão situadas?, explicou Dário.
Fonte:Aesp