SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Sinal digital traz melhor qualidade de som e imagem para telespectador

Além da qualidade, telespectador terá mobilidade para acompanhar TV Tem. Mudar do sistema analógico para digital é como trocar antigo VHS pelo DVD.
Do G1 Rio Preto e Araçatuba

Para se ter uma ideia do que esta mudança para a TV digital significa, basta lembrar do antigo VHS. É como substituí-lo pelo DVD. É como comparar a qualidade de um filme fotográfico, daqueles antigos, com a de um cartão de memória de uma câmera digital. As imagens, com o tempo, ficaram melhores e isso que vai acontecer com a tela da sua televisão. Uma revolução para os olhos e ouvidos, um jeito novo de assistir TV, com muito mais definição, na imagem e no som. Até hoje, o sinal que a antena da sua casa captava era analógico.

No caminho entre as torres de transmissão e as antenas das casas, as ondas eletromagnéticas ficavam sujeitas a interferência e por isso havia perda de qualidade de áudio e vídeo. Agora, no novo sistema, áudio e vídeo são digitalizados antes de serem transmitidos. Isto faz com que o sinal se torne mais forte e chegue aonde antes não chegava. Do mesmo jeito que a imagem sai da emissora, chega até o seu aparelho.

Mudar do sistema analógico para o digital é como trocar o antigo VHS pelo DVD, o filme de fotografia pelo cartão das câmeras digitais. É esta diferença que você vai notar a partir de agora na programação da TV TEM. É que esta tecnologia permite uma resolução bem maior na tela. Cada detalhe, cada tom, cada som. Nada mais vai escapar das lentes das câmeras, desde a captação até a transmissão.

Quem tem aparelho conversor não precisará trocar de televisão. O conversor digital, vendido em lojas de eletrônicos, pode ser conectado às TVs mais antigas. Isto vai melhorar a qualidade. Mas com as TVs LCD e LED, que são totalmente adaptadas, com o conversor integrado se poderá aproveitar ainda mais o sinal digital, que já pode ser captado em UHF pelo canal 26.

Fonte:G1 -Rio Preto e Araçatuba

Pular para o conteúdo