A morte da rainha da TV brasileira, Hebe Camargo, mobilizou todas as emissoras. Soube do falecimento da apresentadora por volta das 13 horas no sábado (29/09). Imediatamente sintonizei a Globo News que já tinha noticiado o fato.
O canal acompanhou intensamente o falecimento de Hebe. Nos primeiros momentos da cobertura, a âncora entrevistava personalidades do mundo artístico. O ator, diretor e autor Miguel Falabella foi um dos primeiros.
O SBT, inicialmente, preparou o momento especial do plantão. Anunciou o fato e depois exibiu um seriado norte-americano na programação. Após um breve período, voltou a intensificar a cobertura e até estampou, no canto direito da tela, uma tarja preta em sinal de luto. Na minha vaga memória, o canal já tinha tomado tal atitude com o falecimento do apresentador Flávio Cavalcanti.
Enquanto isso, a Rede Globo cedeu grande parte do “Jornal Hoje” para noticiar aos telespectadores sobre as primeiras informações. Aliás, a Rede Globo não se acanhou e homenageou a rainha da TV brasileira durante grande parte da programação. No sábado, “SPTV” e “Jornal Nacional” exploraram, durante tempo considerável, a trajetória artística de Hebe. No domingo (30/09), cobriu o enterro da rainha da TV brasileira, como as demais co-irmãs. O “Esporte Espetacular” foi interrompido para divulgar o acontecimento. O “Fantástico” também destacou a importância de Hebe para a TV brasileira. Bela homenagem.
O SBT cobriu todo o velório e o enterro. Por volta das sete horas da manhã até 15 horas (com o encerramento do “Domingo Legal”), a emissora falou ininterruptamente de Hebe. Carlos Nascimento comandou, com extrema segurança, a cobertura especial. Experiência fala mais alto nestas ocasiões. Celso Portiolli ficou visivelmente emocionado na apresentação do dominical.
Reinaldo Gottino ficou responsável pela cobertura da Record no enterro de Hebe. Promoveu uma cobertura menos intensa em relação ao SBT. Idem a RedeTV!. Nesta manhã de domingo, o canal exibia diversos merchandisings. Igual a TV Gazeta. Na noite deste domingo (30/09), a emissora de Dallevo prestou uma homenagem à loira com a exibição dos melhores momentos da passagem da apresentadora pelo canal.
A Band também cobriu o velório e o enterro neste domingo. Datena aproveitou para desabafar. “Eu acho que ele falhou deixando a Hebe sair do SBT… Não foi legal a saída da Hebe do SBT”, alfinetou o apresentador sobre a conduta de Silvio Santos. Já Eleonora Paschoal não se conteve e se emocionou. Ela estava no Palácio dos Bandeirantes. “A emoção chegou aqui ao limite. É difícil não se emocionar”, explicou aos telespectadores.
A campanha do Teleton jamais será a mesma sem a presença da rainha. Minhas condolências a amigos e familiares de Hebe Camargo.