ALMG e câmaras assinam acordo para transmissão digital de TV
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), assinou um Acordo de Cooperação Técnica para a implantação do sistema de transmissão de TV digital com as câmaras municipais de Uberlândia, Uberaba e Divinópolis.
O evento reuniu deputados, vereadores, autoridades e representantes da TV Assembleia em solenidade realizada nesta quarta-feira (28/3/12) no Salão Nobre.
O acordo assinado pelo Parlamento estadual e as câmaras permitirá a transmissão simultânea dos programas das emissoras pertencentes à ALMG, Câmara dos Deputados, Senado Federal e os parlamentos dos municípios conveniados. Segundo Dinis Pinheiro, o momento marca a ampliação da transparência do trabalho dos legisladores. “O Poder Legislativo é o esteio do Estado Democrático de Direito, por isso é fundamental que a comunicação com as pessoas seja feita de forma cada vez mais clara e aberta”, disse.
O 1º-secretário da ALMG, deputado Dilzon Melo (PTB), lembrou que a celebração é motivo de orgulho para o Parlamento mineiro, uma vez que a TV Assembleia foi pioneira em sua atuação. Para ele, o fato dos canais legislativos se tornarem abertos e com sistema digital de transmissão é uma conquista que aumenta a responsabilidade dos parlamentares de todo o Estado.
Transmissão em canal aberto vai aproximar vereadores e cidadãos
O presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, Vilmar Resende, destacou que o acordo vai ficar na história dos parlamentos envolvidos. De acordo com ele, a partir de agora, os vereadores poderão falar diretamente com o cidadão, uma vez que a transmissão será feita em canal aberto.
Para o presidente da Câmara de Uberaba, Luiz Dutra, o trabalho parlamentar ficará ainda mais transparente, uma vez que os vereadores representam diretamente o cidadão. “Interagimos com a comunidade diariamente. Desta forma, as TVs legislativas serão um importante canal de prestação de contas para os eleitores”, afirmou.
O representante da Câmara de Divinópolis, Róbson Kistnamurti, salientou que o maior ganhador com a assinatura do acordo de cooperação técnica será o cidadão, uma vez que poderá acompanhar e fiscalizar o trabalho dos seus representantes.
Ao final, a deputada Liza Prado (PSB) disse que é um orgulho para a Assembleia compartilhar com as câmaras envolvidas no acordo esta conquista. “Esta parceria é técnica e política, afinal vai melhorar a qualidade das transmissões e a transparência do trabalho legislativo municipal”, concluiu.
Fonte:Farol Comunitário – Notícias