27/04/10 – 19:23
ANSA
MONTEVIDÉU – A União Europeia (UE) está confiante de que o Uruguai mantenha a decisão em instalar a norma de seu continente para televisão digital, afirmou o embaixador do bloco em Montevidéu, Geoffrey Barrett. “O Uruguai tomou a sua decisão em 2007, a favor da norma europeia. Nós imaginamos que o país vá seguir adiante dessa maneira e confiamos na concretização desse projeto”, indicou Barrett à imprensa local.
Os rumores sobre uma eventual mudança de posição do governo uruguaio surgiram depois que o presidente José Mujica discutiu com o Brasil a possibilidade de adotar a norma japonesa.
Em março passado, o governo brasileiro ofereceu ao Uruguai uma linha de crédito de US$ 50 milhões, além do apoio à criação de empresas tecnológicas para que o país adotasse o modelo asiático.
Após essa proposta, Mujica admitiu que poderia estudar os benefícios de cada modelo, mas o seu ministro da Indústria, Roberto Kreimerman, manteve a preferência pela norma europeia.
Além disso, o embaixador da UE recordou que existe “um convênio de financiamento” entre as duas partes que inclui um plano piloto para o qual serão comprados transmissores de sinais digital Set Top Boxes, além de assistência técnica para o setor.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.