Roberto Maldonado
A Canais Abril, programadora de TV paga do Grupo Abril, está formatando aquele que poderá ser o primeiro canal internacional brasileiro não direcionado a brasileiros no exterior.
O projeto é o de um canal sobre “estilo de vida e comportamento brasileiros”. Sua programação seria composta de atrações da própria Abril e de produtoras independentes, em português, com legendas.
O canal não será do tipo étnico (como Globo e Record internacionais). Seu público-alvo será o telespectador estrangeiro interessado em produções brasileiras ou sobre o Brasil.
A proposta do canal está amparada em um estudo que detectou um total de 36 programas em produção ou produzidos recentemente, todos voltados para o mercado externo. A maioria desses programas é documentário, mas há também desenhos animados.
O estudo da Abril mostra que a imagem do Brasil no exterior está ficando cada vez mais valorizada. Além da música, a moda, a culinária e o design brasileiros despertam interesse nos estrangeiros.
O mercado desse canal seriam as grandes metrópoles americanas, a América Latina, Japão, Israel, Itália, Espanha, Portugal, França e África.
A Canais Abril também estuda a internacionalização do Ideal, canal sobre gestão e carreiras. Negocia com operadoras de Portugal e da África e com companhias aéreas.