A interferência de rádios piratas no sistema dos aeroportos levou o governo a intensificar a fiscalização de transmissões ilegais. Em reunião realizada nesta segunda-feira, dia 7 de maio, em Brasília, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, e o comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Juniti Sato, decidiram enviar um ofício ao Ministério Público de São Paulo para responsabilizar criminalmente quem mantiver as transmissões piratas.
“O brigadeiro esteve aqui com a sua equipe e nos trouxe gravações que provam que as rádios comunitárias piratas interferem na comunicação entre os pilotos e controladores de vôo. Vamos intensificar as fiscalizações, junto com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e a Polícia Federal”, afirmou o ministro das Comunicações.
De acordo com Hélio Costa, há cerca de três mil rádios comunitárias que funcionam legalmente e centenas de outras já receberam solicitações para se legalizarem. “Nada justifica colocar a vida dos outros em risco. A rádio comunitária existe para quem realmente quer atender a sua comunidade”, declarou.