A TV Senado inaugura quarta-feira (14) a transmissão por canais abertos em mais três capitais: João Pessoa, Manaus e Recife. Em Brasília e Salvador, a população já pode assistir à programação da TV Senado sem necessidade de TV por assinatura ou de antenas especiais. O lançamento dos canais será feito em solenidade no Salão Nobre do Senado, marcada para o meio-dia. Participarão o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o 1º secretário, senador Efraim Morais (PFL-PB).
As retransmissoras já estão operando em caráter experimental nos canais 57 UHF em Manaus, 55 UHF em Recife e 40 UHF em João Pessoa. Os canais alcançam um público estimado de 6,5 milhões de pessoas nas três capitais.
Criada em fevereiro de 1996, a TV Senado foi inicialmente transmitida apenas por canais a cabo, mas desde 12 de dezembro de 2000 opera com transmissão em UHF em Brasília, podendo ser assistida por toda a população do Distrito Federal. Em 20 de novembro de 2006, a TV começou a operar em Salvador também em canal aberto.
Os próximos passos da expansão do sinal da TV Senado são canais nas seguintes capitais, com retransmissores já autorizados pelo Ministério das Comunicações: Rio de Janeiro (canais 49 e 64/UHF); Fortaleza (canal 43/UHF); Maceió (canal 35/UHF); Natal (canal 52/UHF); Goiânia (canal 21/UHF); Belém (canal 44/UHF); Cuiabá (canal 55/UHF); e Boa Vista (canal 13/VHF). Em breve, também entrará em operação o canal 23/UHF, na cidade do Gama, no Distrito Federal, ampliando a cobertura do sinal da emissora nas redondezas da capital do país.
Atualmente, o público da TV Senado é estimado em 50 milhões de telespectadores. O sinal da TV cobre todo o país por meio das emissoras de televisão a cabo, por antenas parabólicas de tipo analógico e digital e por sinal aberto de UHF. As transmissões simultâneas alcançam as 8 milhões de antenas parabólicas instaladas no país e os cerca de 3,5 milhões de aparelhos ligados em sistemas de TV por assinatura, segundo dados da TV Senado.
A programação tem como base a transmissão ao vivo das sessões plenárias e reuniões das comissões. Também são exibidas na íntegra as reuniões das comissões que foram gravadas. A produção jornalística cobre o restante da programação (telejornais, entrevistas, programas). Cerca de 95% da programação da TV Senado é produzida na própria emissora com recursos e pessoal próprios.
A TV Senado também pode ser sintonizada pelo Canal 51/UHF (Brasília), Canal 53/UHF (Salvador), canal 07 (Net Brasília), 96 da Sky e 17 da Tecsat.