SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Congresso discute estratégias do rádio


Entre palestras motivacionais e debates sobre as novas tecnologias, empresários da radiodifusão encerram hoje, em Canela, o 20º Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão. A programação do último dia terá o formato de um programa de auditório – os precursores da interatividade e da internet –, lembrando os tempos da Rádio Nacional, no Rio de Janeiro, da Gaúcha e da Farroupilha, em Porto Alegre, e da Charrua, de Uruguaiana.
Oúltimo dia do Congresso começará com um encontro de profissionais do rádio para um debate sobre o que fazer com as múltiplas oportunidades que os novos tempos oferecem ao veículo. A importância do conteúdo da comunicação em rádio é o que discutirão Clóvis Duarte, Leonardo Meneghetti e Cezar Freitas. Na programação, às 15h15min, está prevista uma palestra com o presidente do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, vai realçar o quanto o rádio trabalha com a emoção.
Entre os 400 profissionais de rádio reunidos no congresso promovido pela Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), preponderou a convicção de que o rádio é um negócio que precisa ser tocado com paixão. Durante as discussões, comemorou-se a nova lei que garante o direito ao ressarcimento fiscal pelo espaço cedido obrigatoriamente em eleições e programas de partidos políticos.
Também se discutiu o avanço das novas tecnologias. Na palestra conduzida por Ronald Barbosa, da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), ficou claro que as emissoras estão se adaptando às novidades, mas ainda estão longe de atingir a plenitude digital, fenômeno que também se verifica nos Estados Unidos. O palestrante considerou que a demora vai acabar prejudicando o rádio brasileiro.
Nos momentos de discussão de temas livres, os radiodifusores trataram de suas estratégias para as próximas décadas. O esporte e a política são vistos como as grandes chances de valorização do meio e da TV. Copa do Mundo e Olimpíada no Brasil, mais as eleições de 2010 e 2014, são pontos colocados nas previsões dos empresários como de oportunidades para resultados comerciais e de audiência.
Hoje também será um dia de troca de comando na entidade. O diretor da Rede Pampa e atual vice-presidente social da associação, Alexandre Gadret, assume a entidade, sucedendo a Roberto Cervo. A diretoria se completa com vice-presidentes e diretores da Capital e do Interior para uma gestão de dois anos.
Temas como a luta contra a pirataria de emissoras clandestinas que se travestem de rádios comunitárias, a busca do padrão brasileiro da digitalização e a prospecção de novos negócios ocuparam a manhã da quarta-feira.

 

Fonte: Zero Hora – Porto Alegre – Geral


Pular para o conteúdo