02/12/2009 11:00 – Gláucia Civa
Ao completar dois anos de implantação, o sistema brasileiro de TV digital está adiantado em seu cronograma, conforme o site do Governo Federal.
Atualmente, a cobertura do sistema brasileiro ultrapassa a marca de 60 milhões de pessoas em 26 regiões metropolitanas, além de ser usado também no Peru, Argentina, Chile e Venezuela.
Com isso, a estimativa de vendas de conversores, somando aparelhos fixos e móveis (televisores FULL-SEG e 1-SEG, set-top boxes, celulares, mini-TVs, pen- TVs, conversores com porta USB para laptops e kits para táxis) é de mais de dois milhões de unidades, segundo o Fórum SBTVD, entidade que congrega representantes da indústria, governo, universidades e radiodifusão envolvidos com a TV digital.
Segundo Frederico Nogueira, presidente do fórum, a estimativa de crescimento fez com que o preço dos produtos para adaptação ao novo sistema entrassem em “queda livre, chegando a um terço dos inicialmente praticados”.
Ele também destaca que as especificações técnicas do padrão ISDBT, como a robustez contra interferências, mobilidade, portabilidade e interatividade livre de custos de direitos autorais, foram o que despertaram o interesse de vários países.
“Um caso que chamou atenção foi o da Argentina, que já tinha escolhido o padrão americano e voltou atrás, optando pelo nipo-brasileiro”, destaca ele. “E representantes de outras nações que ainda não escolheram seu padrão de TV digital, como Equador, Bolívia, Costa Rica, Cuba e Moçambique, estiveram recentemente no Brasil para conhecer melhor o sistema”, completa.
Para 2010, a perspectiva do Fórum é que a Copa do Mundo fomente a adoção do novo sistema, com crescimento das vendas de aparelhos. “Todos esperam ver o Hexa em FULL HD”, conclui Nogueira.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.