De Brasília
04/03/2010
No dia 8, a Empresa Brasil de Comunicações (EBC) vai colocar em consulta pública o edital para contratação de serviços de interatividade em TV digital. É na esfera do governo que essa capacidade de interação tem maior potencial para promover a inclusão digital no país, segundo fontes oficiais. Por ela, o cidadão poderá se informar sobre a localização de postos do INSS e o calendário para pagamento de benefícios e até mesmo buscar informações sobre a atuação de parlamentares, por exemplo.
Outros órgãos públicos estão pesquisando recursos de interatividade sob a tecnologia da TV digital. A Caixa Econômica Federal apresentou ao Ministério das Comunicações, na semana passada, um sistema que permite consultar informações do FGTS, simular o financiamento imobiliário e de crédito ao consumidor e obter resultados da loteria. Edson Kikuchi, gerente nacional de publicidade e propaganda da Caixa, diz que se trata de oferecer ao telespectador informações úteis, que vão além do que se pode transmitir nos 30 segundos de um anúncio publicitário em televisão.
O Banco do Brasil tem um projeto que avança ainda mais na interação, com a possibilidade de os clientes consultarem informações pessoais, como saldos e extratos. É necessária conexão à internet para que o usuário possa enviar seus dados. O lançamento do sistema do Banco do Brasil ocorrerá este ano. Para 2011, está prevista a possibilidade de permitir até transações pela TV, como transferências e pagamentos. A Caixa também estuda a adoção de sistemas de interatividade com uso da internet para a TV digital. (DF)
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.