O jornalista, escritor e professor Eduardo de Araripe Sucupira Filho, o Sucupira, faleceu na última segunda-feira (14) aos 103 anos, informa o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Ele era um dos mais antigos jornalistas do Brasil, sócio nº 573 do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, ao qual se filiou em 1949.
Sucupira estreou no jornalismo no jornal O Diário, dos Diários Associados, e trabalhou no O Estado de São Paulo, na extinta revista Brasiliense, entre outros. Sua veia pela militância política rendeu-lhe colaborações no jornal Voz Operária, ligado ao Partido Comunista Brasileiro.
Era também sócio União Brasileira de Escritores, autor de uma vasta obra, entre as quais “Introdução ao Pensamento Dialético”, “Dicionário Universal de Pesquisas Biográficas” (4 volumes), “Galeria de Homens e Mulheres Célebres”, “Os mistérios da fazenda”, “Leituras Dialéticas” e traduções como “História da Filosofia”, de Émile Bréhier.
O corpo do jornalista foi enterrado no Cemitério dos Protestantes e a missa de 7º dia ocorrerá nesta sexta, dia 18, às 17h30, na Igreja São Geraldo, localizada no Largo Padre Péricles, no bairro Perdizes.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.