O telespectador que só consegue sintonizar emissoras de TV gratuitamente via antena parabólica assiste menos televisão do que o telespectador “comum”, que sintoniza sinais abertos, em antenas receptoras de canais UHF e VHF.
É o que revelam os primeiros números do Ibope sobre medição de audiência em antenas parabólicas.
No horário nobre, das 18h à 0h, o percentual de televisores ligados no universo de antenas parabólicas foi de 57,3%. Na Grande São Paulo _onde a grande maioria das pessoas recebe TV via antenas comuns ou cabo_ o total de televisores ligados nessa faixa foi de 58,6%.
De manhã, à tarde e de madrugada a diferença é maior. Das 8h às 12h, 24,3% dos televisores conectados a parabólicas estiveram ligados. Na Grande SP, esse percentual foi de 28%.
De madrugada (0h/6h), 12,5% dos televisores de parabólicas estiveram ligados em setembro. No PNT (Painel Nacional de Televisão, o Ibope nacional), esse percentual foi de 16% e na Grande SP, de 19%.
As antenas parabólicas representam um universo muito importante da audiência brasileira, embora um tanto desprezado, principalmente por anunciantes.
O Ministério das Comunicações estima em mais de 20 milhões de domicílios com antena parabólica. Como o país tem um total de 54 milhões de domicílios com TV, isso quer dizer que pelo menos 37% das residências do país só assistem TV pelo sinal que chega via satélite.
Amostra
A amostra da medição de parabólicas do Ibope faz parte do mesmo universo do PNT. São 281 domicílios nas 14 regiões que compõem o PNT (Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Grande Belo Horizonte, Grande Porto Alegre, Grande Florianópolis, Grande Curitiba, Grande Vitória, Grande Belém, Grande Goiânia, Grande Recife, Grande Salvador, Grande Fortaleza, Campinas e Distrito Federal).
Ou seja, o telespectador de parabólica pesquisado pelo Ibope é urbano, principalmente da periferia, e não o telespectador rural, que só tem acesso à televisão via satélite. Nas 14 regiões pesquisadas, 8% dos domicílios têm parabólicas.
Futebol de areia
Por enquanto, apenas o canal Esporte Interativo assina o serviço de audiência do Ibope. E o Esporte Interativo só tem acesso a seus próprios dados. O Ibope ainda não revela a audiência das outras emissoras, como Globo e SBT. Trata-se de uma estratégia para forçar as emissoras a comprarem seu serviço.
Em setembro, o programa mais visto do Esporte Interativo nas parabólicas foi Itália x El Salvador, pela Copa do Mundo Fifa de Futebol de Areia. A transmissão teve 1,7 ponto, o que equivale a 82.982 telespectadores na média do primeiro ao último minuto.
Quando considerados apenas os telespectadores que sintonizaram o canal durante pelo menos um minuto (alcance), o campeão foi Rússia x Brasil, pelo mesmo Mundial de futebol de areia. A transmissão teve um alcance de 2,7 milhões de pessoas.
Fonte:Blog do Daniel Castro