Pesquisa feita pela rádio Beat98 revela que celular é o canal mais utilizado pelos jovens para ouvir suas emissoras preferidas
Uma pesquisa encomendada pela Beat98, rádio integrante do Sistema Globo de Rádio, ao Instituto Data Popular, levantou interessantes dados sobre os jovens que vivem nas comunidades do Rio de Janeiro.
O estudo, que teve apoio da Cufa (Centra Única das Favelas) avaliou que hoje 47,1% dos jovens que vivem nestas áreas ouvem mais rádio do que há dois anos. Como? Simplesmente 64% o fazem pelo celular, sendo que a grande maioria usa fones de ouvido para ter acesso a esta mídia enquanto faz trajetos para a escola, casa ou trabalho. Em relação às diversas mídias utilizadas diariamente, 77% vê TV aberta, 69% acessa a internet, 59% ouve rádio, 20% leem jornal e 11% revistas.
Outros dados interessantes: 39% destes jovens vão a shows todas as semanas, 69% frequentam shoppings semanalmente, enquanto 50% comem fora. Na hora da compra, a marca é quem pesa na decisão em algumas categoriais: 515 dos que bebem, cerveja escolhem pela marca e não pelo preço, assim como 48% dos que compram tênis e calçados e 46% que adquirem refrigerantes.
Já na hora de optar por uma empresa de TV por assinatura, 44% valorizam a qualidade, enquanto apenas 24% dão prioridade à marca. A pesquisa é baseada em 500 entrevistas com jovens com idade entre 15 e 25 anos. Foram ouvidos moradores das favelas do Complexo Alemão, Rocinha, Chatuba de Mesquita, Salgueiro e Cidade de Deus.