São Paulo – A obra ‘Radiodifusão no Brasil: poder, política, prestígio e influência’, lançamento da Editora Atlas, é finalista do Prêmio Jabuti 2013, na categoria Comunicação.
A importância da radiodifusão nas relações de poder é o foco da análise da jornalista, professora universitária e doutora em política Genira Chagas. A autora resgata a história da radiodifusão e sua relação com o Estado, desde sua institucionalização com o Decreto 20.047, de 1931, no Governo Getúlio Vargas. “Com base nas narrativas que envolvem a legislação para a radiodifusão, pode-se dizer que boa parte da história política nacional, a partir dos anos 30 do século XX, passa pelo rádio e pela televisão”, destaca.
Para realizar sua pesquisa, inédita nas áreas da Comunicação Política e das Ciências Sociais, Genira Chagas recorreu aos documentos da Fundação Getúlio Vargas e ao acervo particular do ministro das Comunicações comandante Euclides Quandt de Oliveira (1974-1979) falecido neste ano de 2013; entrevistou José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, figura-chave em todo o processo de formação da televisão brasileira, além de representantes do Ministério das Comunicações e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), bem como os principais atos jurídicos que regem o setor.
A autora percorre diversos períodos históricos mostrando o posicionamento da radiodifusão e do Estado em momentos de inflexão e de abertura política; em períodos de crescimento e de incerteza econômica. Os eventos pesquisados revelam como os meios eletrônicos de difusão se transformaram em instrumento de ação política, com os quais é possível mobilizar a audiência, uma força determinante que surge com a radiodifusão.
Genira Chagas é jornalista, mestre em Comunicação e Semiótica e doutora em Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política da PUC-SP e professora universitária. Sua área de estudos está relacionada às telecomunicações, com foco na radiodifusão. Atua profissionalmente no Departamento de Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São Paulo.
Carlos Massaro