O número de clientes de TV por assinatura da região Iberoamericana (que inclui os países da América Latina e Estados Unidos, além de Portugal e Espanha) caiu no Brasil, Argentina e Estados Unidos, no primeiro trimestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado. Nos demais países, houve crescimento no tvmercado, apontou a Organização de Telecomunicações da Iberoamérica (OTI). Conforme a entidade, no primeiro trimestre deste ano, havia 179 milhões de assinaturas de TV nesses países.
O mercado brasileiro de TV por assinatura apresentou uma retração de 3,9% no primeiro trimestre deste ano, em relação a 2015, passando para 21, 2 milhões de clientes. O Brasil é maior mercado da América Latina, mas poderá ser ultrapassado dentro de alguns meses pelo México, que apresentou taxa de crescimento de 13,5% no período e já está com 18,8 milhões de assinantes, conforme a entidade. A Argentina, também em retração, está com uma base de assinantes de 11,877 milhões.
O Paraguai é o país que apresenta maior crescimento de market share – com incremento de 23,2% no trimestre.
Os Estados Unidos, por sua vez, apresentaram uma ligeira queda no período, de 0,9%, mas continuam a ser o mais importante mercado de TV por assinatura das Américas, com 94,5 milhões de assinantes. A redução do mercado norte-americano não se deve à crise econômica, como nos casos brasileiro e argentino, mas à substituição das assinaturas de programas em grade por programas sob demanda.