Para divulgar e informar ainda mais o público de São Paulo sobre o desligamento do sinal analógico, que está bem próximo – 29 de março – a Seja Digital inaugura neste sábado (11) a “Vila Digital”, no centro da capital paulista.
Organizado pela entidade responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, o espaço levará os visitantes a uma “viagem no tempo”, desde o início da TV brasileira, com transmissões em preto e branco, até os dias de hoje, com a qualidade de som e imagem da TV digital.
Além da exposição, a “Vila Digital” também conta com um ambiente interativo que oferece atividades, experiências e jogos para todas as idades.
Logo na entrada da exposição, aparelhos de televisão antigos remontam cada uma das décadas desde a primeira transmissão televisiva no Brasil. Ali, é possível assistir aos comerciais dos anos 50, aos musicais e auditórios dos anos 60, aos programas de humor dos anos 70, aos clássicos infantis dos anos 80, aos flashes esportivos dos anos 90 e às cenas da dramaturgia dos anos 2000. Ao acompanhar essa evolução na programação da TV aberta, o visitante traça um caminho iluminado no chão – que começa preto e branco e vai ganhando cores, como a TV. No local, também há imagens dos principais artistas dessas épocas.
Entre as atividades interativas, a exposição oferece óculos 3D que permitem aos visitantes vivenciar a tecnologia de realidade virtual, um espaço para tirar fotos com montagens digitais de artistas da TV e um estúdio de TV digital, com direito a cenário e fundo em chroma key, onde é possível simular ao vivo a gravação de um programa televisivo.Como forma de apresentar os benefícios trazidos pela banda larga móvel de quarta geração, tecnologia que será expandida no Brasil com o desligamento do sinal analógico de TV, diversos jogos são oferecidos em uma mesa touch screen e em dispositivos móveis, como tablets e smartphones.
O espaço cria um ambiente futurista, oferecendo ao público a experiência de um mundo conectado à internet de alta velocidade.
Serviço
Vila Digital
Endereço: Centro Cultural dos Correios, no Vale do Anhangabaú
Funcionamento: de terça a domingo, das 11h às 17h, até 31 de março.
Durante a semana, o espaço também receberá a visita de alunos de escolas públicas de São Paulo e das demais cidades da região metropolitana.
Entrada franca
Fonte: AESP